Início História e Tradição Conheça a história da Anglo American no Brasil, um dos maiores conglomerados...

Conheça a história da Anglo American no Brasil, um dos maiores conglomerados de mineração do mundo

A organização possui atualmente uma fábrica de níquel localizada no estado de Goiás. Saiba mais sobre a sua história aqui no Brasil

Conheça a história da Anglo American no Brasil, um dos maiores conglomerados de mineração do mundo

Um dos maiores conglomerados do mundo na indústria de mineração é a Anglo American, com sede na Grã-Bretanha, especializada na exploração e processamento de uma variedade de minerais, incluindo metais do grupo da platina, diamantes, cobre, níquel, minério de ferro e carvão.

Datada de 1917, a formação do grupo está intimamente ligada às atividades de mineração na África do Sul.

História da Anglo American no Brasil

Em 1973, a Anglo American chegou ao Brasil. A organização possui atualmente uma fábrica de níquel localizada no estado de Goiás.

A construção desta usina começou em 1979 e iniciou suas operações em agosto de 1982. Esta instalação produz aproximadamente 10.000 toneladas anuais de níquel contido em uma liga de ferro e níquel.

Visando ampliar a produção de níquel, a empresa desenvolveu uma nova unidade em Barro Alto, também localizada em Goiás, que aumentou a produção de níquel em 45,5 mil toneladas por ano.

Adicionalmente, o grupo possuía a Minera Loma de Níquel, planta de níquel com sede na Venezuela, que produzia anualmente 576 toneladas de níquel contido em ferroníquel. Esta fábrica foi nacionalizada em 2013.

A Anglo American estabeleceu a Anglo Ferrous Brazil, que agora é conhecida como Iron Ore Brazil em agosto de 2008. A empresa foi criada através da aquisição do Projeto Minas-Rio, que envolve a extração, processamento e transporte por dutos de minério de ferro.
Com capacidade de produção anual de 26,5 milhões de toneladas, o projeto era da MMX.
Além disso, o Sistema Amapá, formado pela mina, ferrovia e porto, também foi adquirido pela empresa. A Zamin Ferrous adquiriu o Sistema Amapá em setembro de 2013, conforme referência.
O ano de 2014 marcou a inauguração da sede da empresa em Belo Horizonte, Brasil. Depois de realizar uma revisão completa de suas participações em 2016, a Anglo American tomou a decisão de alienar seus negócios de Nióbio e Fosfatos no Brasil. A venda dessas operações foi concluída em setembro do mesmo ano.
Sair da versão mobile