A partir desta segunda-feira (20), o projeto Ouvidoria Móvel da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) atenderá cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha na região conhecida como Vale do Lítio. O projeto econômico-social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) tem como objetivo desenvolver os municípios a partir da cadeia produtiva do lítio, mineral crítico e estratégico fundamental para a transição energética.
A OGE/MG estará na região durante a semana para oferecer atendimento presencial aos cidadãos, tirar dúvidas e registrar as manifestações da população – sejam elogios, reclamações, denúncias, solicitações ou sugestões sobre os serviços públicos estaduais. Os servidores do estado também terão o papel de apoiar as prefeituras na criação ou aperfeiçoamento de canais de ouvidorias públicas municipais.
Conforme o cronograma, as ações são realizadas em Ouvidorias Móveis em Rubelita nesta segunda-feira(20), no Norte de Minas; Coronel Murta (21), Araçuaí (22) e Virgem da Lapa (23), no Vale do Jequitinhonha. Outros municípios que compõem o projeto Vale do Lítio serão contemplados a partir de junho.
O Vale do Lítio
Após um ano em que foi apresentado oficialmente para o mundo, o projeto Vale do Lítio gerou mais de 10 mil empregos diretos e indiretos na região, conforme dados divulgados pelo Governo de Minas. Além do aumento da renda para a população local, como resultado, o governo estima que os investimentos ultrapassaram os R$ 5,5 bilhões. A previsão é de que até 2030 o montante possa alcançar até R$ 30 bilhões, gerando melhorias em infraestrutura.
Canais de Atendimento
Os cidadãos também podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:
– Bel, assistente virtual da OGE/MG – (31) 3915-2022 (WhatsApp)
– Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
– Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
– Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde