A Usiminas, companhia pioneira da siderurgia no Vale do Aço, recebeu, na última semana, a maior premiação para fornecedores oferecida pela Moto Honda: o prêmio Best Suppliers Award. A empresa foi premiada na categoria Diamante, em uma cerimônia realizada na sede da Honda, em Manaus-AM.
A Usiminas é responsável por fornecer 100% do aço utilizado pela montadora e foi premiada em reconhecimento “ao atendimento a todos os pré-requisitos relacionados às metas de qualidade, inovação, proatividade, competitividade e compromisso com a preservação ambiental”.
A Usiminas foi representada pela equipe Comercial na cerimônia. O evento contou com a presença do Chefe de Operações Executivas da Honda na América do Sul, Arata Ichinose, além de outros executivos da montadora.
O diretor de Vendas Mercado Interno da Usiminas, Rinaldo Machado de Almeida, comemorou o reconhecimento e destacou o fortalecimento da relação entre as empresas no Brasil: “Somos fornecedores exclusivos de aço para a montadora desde o início das atividades deles em nosso país. Deixo um agradecimento especial a todas as nossas equipes, incluindo produção, comercial, qualidade, Supply Chain, entre outras. Durante o evento, eles ressaltaram que a Usiminas foi uma grande parceira no enfrentamento da maior seca da história da Amazônia no ano passado, superando os desafios e mantendo o abastecimento da produção sem paradas”.
O aço da Usiminas nas motos da Honda
De acordo com dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o segmento da produção de motos registrou faturamento de R$ 26 bilhões em 2022. O setor tem grande colaboração para o impulsionamento da economia em todo país, já que a produção nacional de motocicletas exerce uma função social importante, promovendo acessibilidade para milhares de brasileiros, como meio de mobilidade e de promoção de renda.
Instalada na capital amazonense desde 1976, ao longo de sua história no Brasil, a Honda já investiu mais de US$ 2,4 bilhões. Os aportes incluem melhorias em infraestrutura, equipamentos, capacitação e profissionalização de mão de obra, segundo o portfolio da empresa.