A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está em fase avançada na pavimentação da estrada que liga a BR 381 até a divisa com o município de Santa Bárbara. A melhoria no trecho beneficia o acesso à Estação Ambiental de Peti, importante equipamento turístico do município em processo de revitalização.
De acordo com a prefeitura, o trajeto compreende cerca de 10 quilômetros de extensão, onde homens e máquinas trabalham na terraplenagem, alargamento da pista e construção de rede pluvial. A previsão é de que 4,6 km sejam finalizados ainda em 2023.
A obra, executada pela Santa Fé Serviços Transportes e Comércio Ltda, é uma reivindicação antiga de comunidades situadas às margens da estrada e deve melhorar a segurança e a qualidade de vida de quem vive e passa pelo local.
A Estação de Peti
O nome Peti vem do tupi-guarani e significa “tabaco”. A Cemig, então responsável pela área, inaugurou, em 1946, dentro da Estação Ambiental a PCH Peti, usina com duas unidades geradoras de energia. Embora a reserva tenha 603ha de Mata Atlântica e Cerrado, a maior parte é espelho d’água, com 678ha. O manancial é formado pelas águas do Rio Santa Bárbara e de mais quatro córregos.
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, depois de negociar a cessão do parque pela Cemig em comodato por 10 anos, desenvolveu uma força tarefa para realizar inúmeras ações no local. A primeira grande entrega foi a reforma da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Outras melhorias estão sendo feitas no parque, como reforma da portaria e das estradas internas.
Um Plano de Ação desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente, Obras, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e Cultura resultou em diversas intervenções de limpeza, capina e revitalização de algumas estruturas como caramanchão e cercamentos.