A barragem estava em condição de estabilidade, mas foi elevada ao Nível 1 de emergência. Leia matéria a seguir e saiba mais.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está investigando a elevação do nível de emergência da barragem de rejeitos B1, localizada em Brumadinho, Minas Gerais. A investigação está sendo realizada por meio de um inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça de Meio Ambiente.
A barragem em questão se rompeu em 2019 e causou danos imensuráveis, como a morte de 270 pessoas. A estrutura que antes pertencia à Vale, hoje faz parte da Mineração Morro do Ipê. Em 2022, a empresa assinou um Termo de Compromisso com o MPMG, o qual envolvia a descaracterização da barragem. Conforme estabelecido no acordo, a empresa deveria descaracterizar a estrutura dentro do menor prazo possível. O Ministério Público, a Promotoria de Justiça e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) afirmaram que estão acompanhando o caso e o monitoramento da barragem.
Saiba mais sobre o processo de descaracterização e desativação de uma barragem clicando no link a seguir: https://cidadeseminerais.com.br/equinox-gold-finaliza-descaracterizacao-de-barragem-na-bahia/