Início Geral Minério de ferro registra sua primeira perda semanal após 7 altas consecutivas

Minério de ferro registra sua primeira perda semanal após 7 altas consecutivas

O otimismo em relação ao minério de ferro poderá aumentar se Pequim implementar mais reformas estruturais

Imagem: Pixabay - Minério de ferro registra sua primeira perda semanal em sete altas

 

A Bolsa de Dalian registou a primeira queda semanal nos futuros do minério de ferro em sete semanas devido à persistente intervenção de Pequim no mercado de commodities para regulação de preços. Mesmo assim, o contrato registrou ganhos na sexta-feira, atribuídos a dados positivos das fábricas.

No final do pregão, o minério de ferro que teve maior atividade nas negociações de janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian, na China, subiu 2%, resultando em um preço final de 975,5 yuans (US$ 136,55) por tonelada.

Preços do minério de ferro têm ligeira queda de 0,12% 

O preço do minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura teve alta de 0,9%, situando-se agora em US$ 129,58 por tonelada. Depois de experimentar cinco semanas consecutivas de ganhos, o contrato de referência sofreu uma perda de 2,1% esta semana.

O nível de cautela entre os investidores aumentou quando a China, o maior consumidor mundial de minério, expressou preocupações sobre a maior supervisão do mercado, a fim de controlar a escalada dos preços.

A Bolsa de Mercadorias de Dalian disse na quinta-feira que continuará a fortalecer a supervisão dos futuros do minério de ferro e a manter resolutamente a operação segura e estável do mercado. Apesar do sucesso inicial da gestão de preços, os preços estão atualmente a recuperar.

O sentimento foi impulsionado por uma pesquisa privada que mostrou uma expansão inesperada na atividade industrial chinesa em novembro, impulsionada pelo aumento das encomendas, mostrou uma pesquisa privada na sexta-feira. Contudo, a fraca procura externa continua a pesar sobre os fabricantes.

O otimismo em relação ao minério de ferro poderá aumentar se Pequim implementar mais reformas estruturais. A procura de aço proveniente dos veículos eléctricos e da infraestrutura verde da China manteve os preços médios elevados, apesar da recessão no sector imobiliário.

 

Modificado em 03/12/2023, às 11h31

Sair da versão mobile