Início Geral Pesquisa em mineração une Ibram e Escola Superior Dom Helder Câmara

Pesquisa em mineração une Ibram e Escola Superior Dom Helder Câmara

A proposta em projetos ambientais em conjunto com o Centro Dom Helder, e a oferta de cursos através da Unibram – Universidade da Mineração do Brasil

Foto: Divulgação - Parceria visa fomentar o desenvolvimento de projetos e pesquisas na mineração com com enfoque particular na esfera ambiental

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Escola Superior Dom Helder Câmara firmaram uma parceria que vai favorecer a pesquisa ligada a mineração. Uma delegação composta pelo diretor de Sustentabilidade do Ibram, Julio Nery, pela gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes, e pela a coordenadora e consultora da Universidade da Mineração do Brasil (Unibram, Wanyr Romero, esteve na sede da Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte (MG), para consolidar um acordo de cooperação bilateral.

O objetivo da parceria, firmada na última segunda-feira (22), é fomentar o desenvolvimento de projetos e pesquisas no âmbito do setor mineral, com enfoque particular na esfera ambiental.

A parceria com a Universidade da Mineração do Brasil

A proposta em projetos ambientais em conjunto com o Centro Dom Helder, e a oferta de cursos por meio da Unibram, visa estabelecer uma parceria sólida, voltada para o apoio às empresas mineradoras em questões ambientais. Outro objetivo é a promoção da educação ambiental e a implementação de programas de monitoria educacional.

Conforme a avaliação do Ibram, “a presença marcante e diversificada na reunião refletiu o amplo envolvimento e interesse nesta colaboração interinstitucional. O reitor da Dom Helder, Professor Paulo Umberto Stumpf, trouxe consigo sua experiência acadêmica e visão estratégica. O Vice-Reitor Franclim Brito acrescentou sua perspectiva complementar, enriquecendo ainda mais as discussões. A Supervisora Pedagógica Professora Cácia Rita Stumpf contribuiu para moldar os aspectos pedagógicos dos projetos em pauta”.

A presença da Pró-Reitora de Administração, Anacélia Santos Rocha, evidenciou o “compromisso institucional com a efetivação e a gestão dos acordos estabelecidos”, segundo a entidade que representa as empresas de mineração.

Ainda segundo o Ibram, o coordenador de Relações Institucionais da Anglo American, Marcelo Alvarenga, representou “a perspectiva corporativa e industrial, trazendo consigo a experiência e os recursos da empresa para a mesa de negociações. Por fim, o gestor de Desenvolvimento de Negócios da Tractebel, Ricardo Fabel, adicionou uma camada adicional de especialização, fornecendo insights valiosos sobre as demandas e as oportunidades do mercado”.

Sair da versão mobile