Apesar da importância socioeconômica da mineração, a atividade exerce grande impacto ambiental nas regiões exploradas. Uma das esferas mais afetadas pela mineração é a biodiversidade. Leia a matéria abaixo e saiba mais.
O processo de mineração consiste na exploração de recursos minerais presentes na natureza, portanto, o primeiro passo para a atividade é interferir no meio ambiente. As regiões mineradoras passam por processos de desmatamento, perfurações e escavações, os quais influenciam diretamente na biodiversidade do local.
A biodiversidade (ou diversidade biológica) pode ser definida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos que coexistem em determinada região. A perda da biodiversidade nas regiões mineradoras é consequência direta da retirada da vegetação nativa e da poluição das águas e dos solos, fatores que interferem no habitat natural dos animais e na organização do ecossistema.
Uma tese de doutorado desenvolvida em 2021 por Juliana Siqueira-Gay, na Escola Politécnica da USP, estabelece uma relação direta e indireta entre os impactos da mineração e a biodiversidade na Amazônia. Além disso, Juliana analisa os efeitos da mineração ilegal nas florestas e associa a construção de estradas na região amazônica à esses efeitos.
A pesquisa realizada foi realizada em um programa de pós-graduação em Engenharia Mineral e recebeu o prêmio CAPES em 2021.
Saiba mais sobre os impactos ambientais da mineração em: https://cidadeseminerais.com.br/mineracao-processos-e-impactos/