Início Cidades Manutenção da Vale interromperá fornecimento de água em Itabira pela 2ª vez...

Manutenção da Vale interromperá fornecimento de água em Itabira pela 2ª vez na semana

Foto: Divulgação/ Saae - No próximo sábado (11) a mineradora interromperá o fornecimento de água para o anel hidráulico com o desligamento da energia em oficina da Mina Cauê; Vale é acusada de contaminar água da cidade com metais pesados

 

O Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) comunicou nesta quinta-feira (9), que por conta de uma manutenção da Vale, o abastecimento de água em Itabira será interrompido no próximo sábado (11). Também por conta de manutenção da mineradora, o abastecimento na cidade minerada já havia sido interrompido nessa quarta-feira (8).

Conforme divulgado pelo Saae, a interrupção do fornecimento de água para o anel hidráulico no sábado ocorrerá por conta do desligamento da energia da rede na oficina centralizada na mina Cauê. Como o sistema de abastecimento de Itabira é todo interligado, a falta de água pode afetar toda a cidade.

A previsão é que o abastecimento seja interrompido às 8h e retomado gradativamente durante a tarde. O Saae informou, ainda, que deverá realizar manobras para amenizar o risco de desabastecimento de água em Itabira.

O órgão recomenda aos moradores da cidade que utilizem a água de forma racional, evitando desperdícios, e que entrem em contato pelo 115 em caso de emergência ou para solicitar serviços e informações. Outra opção é pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.

Denúncia de água contaminada contra a Vale

Na última segunda-feira (6), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), parlamentares e representantes de movimentos sociais acusaram a mineradora de contaminar a água da cidade com metais pesados, nocivos à saúde. A denúncia foi baseada em um relatório técnico do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) que apontou uma grande concentração de tais minerais, acima dos padrões aceitáveis, em análises feitas na água colhida no município nos últimos 10 anos.

A mineradora negou que tenha responsabilidade sobre o fato e disse que tem todas as suas operações em conformidade com as leis vigentes, além de trabalhar para aprimorar o sistema de distribuição de água em Itabira. Saiba mais.

Sair da versão mobile