Início Cidades Manutenção da Vale interromperá abastecimento de água em Itabira mais uma vez,...

Manutenção da Vale interromperá abastecimento de água em Itabira mais uma vez, nesta quarta-feira (22)

Foto: Ronan Fabrício/ ItaDrone -Ação programada interromperá o fornecimento pelo anel hidráulico Chacrinha e afetará toda a cidade, já que o sistema de abastecimento é interligado; Manutenção envolve sistema de iluminação em área da Vale

 

Como ocorre corriqueiramente em Itabira, uma ação relacionada às operações da Vale afetará o abastecimento de água em toda a cidade nesta quarta-feira (22). A ação programada se deve a uma manutenção no transformador que alimenta a iluminação em uma área da empresa. Devido ao desligamento da energia, o fornecimento de água pelo anel hidráulico Chacrinha será interrompido.

A informação foi divulgada pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. A previsão é que o corte seja feito às 8h, com o fornecimento retornando gradativamente na parte da tarde. O órgão informou, ainda, que deverá realizar manobras para amenizar o problema.

De acordo com o Saae, o abastecimento em toda a cidade será afetado, já que Itabira tem todo o seu sistema de distribuição de água interligado. “Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução no 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção for superior a 24h”, lembra o Saae, em nota.

O órgão ainda orienta os moradores a evitar o desperdício de água, utilizando o recurso com “racionalidade”. O Saae ainda lembra que a Resolução no 228 da Arisb-MG estabelece que todo imóvel deve possuir caixa d’água “com capacidade de atender as necessidades por, no mínimo, 24h”.

Canais para solicitar manutenção, informações e emergências

O Saae disponibiliza em Itabira o Serviço de Atendimento ao Cliente, para atender solicitações de informações, de manutenções em vias públicas e comunicar emergências. O contato pode ser feito por meio do telefone 115, cuja ligação é gratuita. Outro canal é o WhatsApp 3839-1330. O órgão recomenda ter em mãos uma conta de água ao ligar, para agilizar o atendimento.

Sair da versão mobile