A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) promoveu o primeiro Workshop “Boas Práticas para Adesão das Comunidades aos Exercícios Simulados com Barragens”. O evento foi realizado na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, nesta segunda-feira (7).
De acordo com os organizadores, o encontro teve o objetivo de difundir os projetos realizados pelos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) para conscientizar a população da importância da participação em simulados de emergência com barragens. A intenção é inspirar outros Compdecs a trabalharem para o fortalecimento e confiança na execução desses simulados.
Ao todo, 250 coordenadores municipais e empreendedores de todo o estado participaram do curso. Foram apresentadas palestras com temas variados, como Implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil, Sistema de Monitoramento, Projeto Escola Segura e Plano Municipal de Segurança de Barragens.
Oportunidade
A diretora de Segurança de Barragens, Tenente Ive Nogueira Cangussu Machado, diz que o workshop não é só uma troca de experiências entre Compdecs, mas uma oportunidade única de melhorar a vida da população dos municípios.
“É muito importante promover essa cultura de segurança nas comunidades, porque uma comunidade que tem consciência, tem conhecimento do risco, ela tem uma capacidade de resposta muito maior numa eventual situação de emergência, a pessoa sabe para onde se deslocar, ela sabe como chegar num local seguro, ela consegue se salvar e consegue salvar a sua família”, esclarece a militar.
As informações são da Agência Minas.