Início Geral Geopolítica dentro do setor de logística da mineração

Geopolítica dentro do setor de logística da mineração

O transporte de equipamentos, pessoal, minério e insumos necessários para sustentar as atividades da mineradora é um processo particularmente desafiador

Geopolítica dentro do setor de logística da mineração

A logística da mineração — exploração, carregamento, transporte e distribuição — serve como uma poderosa força econômica para o Brasil, impulsionando tanto as exportações quanto o crescimento doméstico.

A indústria de mineração do Brasil é um componente fundamental de sua economia. O setor possui impressionantes 9.000 empresas de mineração que extraem e distribuem minerais para inúmeras indústrias, atendendo às necessidades da sociedade.

Atualmente, a mineração contribui com cerca de 5% para o PIB do país e quase 20% para o PIB industrial. Além disso, responde por cerca de 30% das exportações totais do Brasil.

Por envolver atividades correlatas que vão desde a pesquisa e exploração mineral até o beneficiamento do minério e sua conversão em matéria-prima nos mais diversos ramos da atividade industrial, as necessidades técnicas das mineradoras são cada vez maiores.

O recente aumento da demanda de mineração e a necessidade de melhorar a qualidade dos processos faz com que todos os departamentos das grandes mineradoras passem por um processo de adaptação, incluindo a adoção de um processo de transformação digital.

Dentre essas inúmeras estruturas, existe um setor essencial para o funcionamento de todo o parque fabril: a área de logística.

Desafios na logística da mineração

O transporte de equipamentos, pessoal, minério e insumos necessários para sustentar as atividades da mineradora é um processo particularmente desafiador.

A diversidade de produtos embarcados exige o uso de múltiplos modais de transporte, incluindo rotas aéreas, rodoviárias, fluviais, marítimas, ferroviárias e dutoviárias.

Podemos citar os principais desafios enfrentados pelo setor de logística na indústria de mineração:

  • Manutenção de equipamentos e vias férreas;
  • Gestão ambiental;
  • Controle e gerenciamento de ingredientes;
  • Rastreabilidade de cargas de caminhões;
  • Verificação do uso e ocupação na área de influência da ferrovia;
  • Monitoramento para minimizar interrupções devido a fatores externos;
  • Tamanho da frota;
  • Planejamento e programação de transporte;
  • Análise de indicadores de desempenho;
  • Combinação de novas tecnologias.

As melhorias na saúde e segurança, bem como nos fatores econômicos, estão levando a uma crescente conscientização sobre a importância de abordar a direção segura no transporte de mineração.

Portanto, conhecer os fatores e normas regulamentadoras que podem levar ao risco pode tornar o ambiente de trabalho mais adequado.

Afinal, adotar um sistema seguro de transporte de mineração reconhece que, como humanos, somos falíveis.

Por isso, os colaboradores precisam estar em um ambiente de trabalho que proporcione bem-estar e segurança. Dessa forma, além de evitar acidentes, também é possível reduzir o impacto nas operações devido à interrupção do serviço.

Sair da versão mobile