O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, emitiu um alerta nesta quinta-feira (2) para risco de ruptura da Represa Dal Bó, localizada no município gaúcho. O estado decretou Calamidade Pública em função das chuvas que deixaram dezenas de mortos, desabrigados e desaparecidos desde o início da semana.
De acordo com o comunicado do Samae, a comporta da represa está 100% aberta e casas em frente à estrutura podem sofrer com alagamentos a qualquer momento. A concessionária e a prefeitura de Caxias do Sul solicitaram a evacuação da área o quanto antes.
O Samae ainda informou, por meio das redes sociais, que a situação na represa no momento é crítica, como o nível da barragem próximo do limite, a 10 a 15 cm para atingir o marco máximo e a água transbordar.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretaria de Habitação, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança atuam alertando e auxiliando as famílias na evacuação da região.
Chuvas em Minas
Por conta de um bloqueio atmosférico, não há previsão de que possam haver chuvas significativas em Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao contrário, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (2) para uma onda de calor que deve durar até a próxima segunda-feira (6), abrangendo 166 municípios de Minas Gerais.
As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média, passando dos 31ºC no Triângulo e Alto Paranaíba, região onde se concentram municípios que abrigam a mineração de metais estratégicos para a transição energética, como o Nióbio.