Início Geral Cemig reforça ação de segurança para o Carnaval de Rua 2024

Cemig reforça ação de segurança para o Carnaval de Rua 2024

A empresa é responsável por garantir a segurança da rede nos trajetos propostos nos bairros

Imagem: Divulgação - Cemig reforça ação de segurança para o Carnaval de rua 2024

A Cemig está apoiando diversas iniciativas que farão parte do Carnaval 2024, tendo a segurança elétrica como tema essencial para que os foliões possam aproveitar a festa.

Uma das principais medidas de precaução envolve a rede elétrica, visando garantir que o carnaval de rua deste ano seja livre de acidentes em todo o estado.

A empresa é responsável por garantir a segurança da rede nos trajetos propostos nos bairros e atua verificando previamente os roteiros dos desfiles cadastrados pelos municípios em suas áreas de concessão.

Orientações da Cemig para curtir o Carnaval com segurança

Ao analisar o percurso do trio, a Cemig observou itens básicos de segurança da população, como especificações de fiação, cuidados com fios caídos, necessidade de poda de árvores e estado dos postes em trechos relevantes, entre outros cuidados importantes.

Vale ressaltar que é proibido o contato do trio com qualquer componente, cabo (seja Cemig ou compartilhado) ou equipamento de rede de distribuição. Além disso:

• Não lance serpentinas na rede elétrica, especialmente as metálicas;

• Evite tirar fotos com “pau de selfie” em cima de trios elétricos, camarotes e carros de som. A aproximação com a rede elétrica pode ser fatal;

• Não coloque enfeites em postes nem na fiação elétrica;

• Não suba em postes, árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica;

• Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito;

• Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica;

• Nunca faça ligação direta na rede elétrica, o popular “gato”. Essa prática é crime e coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco;

• Em caso de fio partido, mantenha distância e acione imediatamente a Cemig por meio do telefone 116.

Além disso, para qualquer acidente envolvendo a rede elétrica, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM, 190.

Sair da versão mobile