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BR-381: Grupo EPR deve participar de leilão para concessão da rodovia, previsto para agosto

Foto: Redes Sociais - Concessionária estuda possibilidade de fazer proposta para assumir trecho da BR-381 entre Governador Valadares e BH; EPR já administra rodovias importantes no estado

 

O Grupo EPR está monitorando a possibilidade de assumir o trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte da BR-381, cujo leilão de concessão está previsto para ocorrer no próximo dia 29 de agosto. Atualmente, a concessionária administra três lotes rodoviários em Minas Gerais e, em agosto, assumirá a quarta operação, na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O interesse na BR-381 e em trechos de outras rodovias, como a BR-040 e a BR-262, foi revelado em visita do diretor do Grupo EPR, Roberto Longman, e o diretor-executivo da EPR Via Mineira (braço responsável pela concessão da BR-040), Eric de Almeida, ao jornal Diário do Comércio. Eles disseram que “a companhia está acompanhando de perto os processos de concessões”.

A EPR nasceu há apenas dois anos, a partir da junção das empresas Equipav e Perfin. A plataforma de investimentos em concessões de rodovias e mobilidade cresce rápido e de forma substancial, já controlando, atualmente, cerca de 2,3 mil quilômetros (km) de estradas brasileiras, número que a coloca como a quinta maior no segmento.

Concessão da BR-381 e demais rodovias

Conforme divulgado pelo Ministério dos Transportes, o leilão de concessão para a duplicação do trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte deve ocorrer no próximo dia 29 de agosto. Os trechos entre Caeté e Ravena e entre Ravena e Belo Horizonte serão duplicados pelo Governo Federal, que contratará empresas privadas que vencerem a licitação para dois lotes distintos. O edital para o primeiro lote, do trecho entre Caeté e Ravena, já foi publicado e as propostas serão conhecidas no próximo dia 2 de agosto, data em que serão abertos os envelopes. Saiba mais.

Separando a concessão do trecho entre Caeté e Belo Horizonte, o Governo Federal passou a responsabilidade do trecho considerado gargalo ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte Terrestres (DNIT). Com a estratégia de excluir da inciativa privada a responsabilidade de lidar com riscos geológicos e com a remoção de 2 mil pessoas que vivem às margens da rodovia, a expectativa é que finalmente a concessão saia do papel, depois de três tentativas fracassadas.

No caso da BR-040, serão relicitados mais dois fragmentos da rodovia à iniciativa privada, envolvendo trechos de Minas Gerais, como de Belo Horizonte e Cristalina (GO), cujo leilão está previsto para 26 de setembro. Já o trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro (RJ) tem edital previsto para este trimestre, prevendo o leilão para o trimestre seguinte.

Já no caso da BR-262, serão relicitados dois trechos: um que faz ligação entre Goiânia (GO), Uberaba e Fronteira – ambas no Triângulo Mineiro, e outro que vai de Uberaba até Betim. O edital de nenhum dos lotes foi publicado, ainda.

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