O prazo para as empresas apresentarem suas propostas para concorrer à concessão da BR-040 chegou ao fim nesta segunda-feira (8), às 12h. As empresas habilitadas são Azevedo e Travassos – Novo entrante; CCR; EPR e Consórcio Vetor Norte – Novo entrante.
O leilão está agendado para ocorrer na próxima quinta-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O Ministério dos Transportes estima que sejam realizados investimentos de R$ 8,8 bilhões em novas obras e serviços operacionais na BR-040
Duplicação da BR-040 será de aproximadamente 164 quilômetros
O trecho concedido da BR-040 abrangerá 231,7 quilômetros entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG). A rota se estende desde o entroncamento com a BR-356/MG, em direção a Belo Horizonte, até o entroncamento com a Antiga União e Indústria, em Juiz de Fora.
A concessão da BR-040 beneficiará diretamente 14 municípios mineiros, incluindo Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Ouro Preto e Belo Horizonte.
As melhorias previstas incluem a duplicação de aproximadamente 164 quilômetros de pistas; implantação de 42 quilômetros de faixas adicionais; construção de 15 quilômetros de vias marginais; instalação de 18 retornos em nível; correção de traçados em 34 pontos; criação de 14 quilômetros de ciclovias; instalação de 57 pontos de ônibus; construção de 11 passagens de fauna e 8 passarelas.