Início Geral Beneficiamento mineral: o que é e como funciona?

Beneficiamento mineral: o que é e como funciona?

Imagem: Freepick

O Beneficiamento do Minério é o conjunto de operações realizadas para transformar a matéria prima no minério que chega às indústrias. Esta etapa influencia diretamente na qualidade e no valor econômico do minério.

O beneficiamento mineral é indispensável e fundamental para a atividade mineradora. O processo pode ser dividido em seis etapas: Amostragem, Fragmentação, Classificação, Concentração, Desaguamento e Disposição de Rejeitos.

Amostragem

Na primeira e mais importante etapa, uma pequena quantidade de minério a qual chamamos de amostra é extraída do volume total que foi explorado. A amostra é submetida a diversas análises físicas e processamentos minerais. Dessa forma, as considerações e próximos passos sobre o volume total do minério partem da amostragem.

amostragem
Coleta de amostras. Imagem: Vivergrass
Fragmentação

A fragmentação (cominuição) consiste na alteração e diminuição da granulometria mineral, ou seja, reduzir as partículas até que chegue ao tamanho desejado. Esse processo começa na fase do desmonte da rocha na lavra, onde são gerados os primeiros blocos que devem ter um tamanho ideal para que se possa prosseguir para a fase de britagem. Para evitar maiores gastos, o desmonte deve ser realizado com a maior eficiência possível, utilizando os explosivos ideais para o material em questão.

A britagem é a primeira operação a ser realizada. A partir dela, os blocos são fragmentados utilizando britadores até que sejam reduzidos a uma fração que permita ser feita a moagem do minério. A britagem pode ser composta, também, por múltiplas etapas (primária, secundária, terciária e até quaternária) dependendo do material britado e para cada um desses estágios, podem ser usados diferentes britadores.

Britador cônico Metso. Imagem: Mogroup.

Na moagem, ocorre a última da fragmentação de minérios. Nela, os materiais finos vindos da britagem são processados para que sejam reduzidos ao tamanho adequado para a concentração do minério. As partículas são reduzidas por impacto, compressão, abrasão e atrito. Dessa forma, o mineral de interesse prossegue para as próximas fases.

Moinho de Bolas. Imagem: Reprodução Internet.
Classificação

A classificação é a separação das partículas minerais a partir de características como tamanho, densidade, forma e condições da superfície, características que exercem grande influência sobre o valor de mercado do minério e o uso ao qual ele será destinado. Nesse processo, é utilizada a planta de peneiramento, na qual são utilizadas peneiras e também classificadores como Hidrociclones. No peneiramento, tem-se uma separação segundo o tamanho geométrico das partículas, enquanto na classificação, a separação é realizada com base na velocidade com que os grãos atravessam um fluido, geralmente a água.

Peneira Metso. Imagem: Mogroup
Concentração

O processo de concentração é o mais complexo do beneficiamento. Nesta etapa, o minério passa novamente por seleção e é processado para ter seu teor mineral elevado. Este processo é importante porque ao aumentar o teor do minério, é possível perceber e selecionar o que for mais “útil” economicamente. O método usado para realizar a concentração varia de acordo com a natureza do minério explorado, podendo ser feita por meio de flotação, concentração gravítica, lixiviação, separação magnética, eletrometalurgia ou seleção manual. Para saber mais sobre os métodos de concentração mineral, clique no link https://cidadeseminerais.com.br/processo-de-concentracao-do-minerio-e-metodos-utilizados/

Desaguamento

É a etapa final do processo de beneficiamento mineral e tem papel fundamental nas características finais do minério e rejeito produzidos. Nessa etapa é realizada separação sólido-líquido, através dos mais diversos processos e equipamentos, como: Espessador de Concentrado, Espessador de Rejeitos. No desaguamento ocorre retirada da água do minério para diminuir a umidade. O processo pode ser feito por filtragem, sedimentação ou centrifugação.

Espessador Metso. Imagem: Mogroup
Disposição de Rejeitos

A última etapa do Beneficiamento Mineral é a disposição de rejeitos. Nesta etapa, é importante ter atenção aos impactos ambientais que os rejeitos provenientes da mineração podem causar. O processo consiste em “descartar” a matéria de baixo valor pelo qual não há interesse econômico. O descarte pode ser feito nas chamadas Barragens de Rejeitos ou reaproveitadas nas indústrias e nas construções civis.

Barragem de rejeitos a montante. Imagem: Reprodução Internet.

O Beneficiamento mineral é a última etapa de preparação e tratamento do minério antes do trabalho logístico de transporte e ocasião. Portanto, é um processo fundamental e indispensável na atividade mineradora.

 

Sair da versão mobile