A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vai priorizar, em caráter de urgência, todos os pedidos de registro de dispositivos destinados ao diagnóstico da dengue. A decisão foi tomada em reunião colegiada da diretoria.
“O objetivo é ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da epidemia”, destacou o órgão em nota.
De acordo com a Anvisa, a medida abrange as solicitações em andamento e também as que forem protocoladas ao longo dos próximos 60 dias. A agência ainda informou que também terão prioridade pedidos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de empresas fabricantes de testes para dengue, como forma de garantir a qualidade e a segurança dos produtos.
Anvisa avalia possibilidade de vendas de autoteste da dengue
Também por meio de nota, a Anvisa informou que ainda está avaliando a possibilidade de comercialização de autotestes para dengue. A demanda foi encaminhada ao órgão a pedido do Ministério da Saúde e a agência deverá se pronunciar sobre o tema em breve.
Somente em 2024 já foram registradas 329 mortes em decorrência de dengue no país. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 1.289.897 casos prováveis da doença no Brasil até esta quarta-feira (6).