Agora no mês de março, a mineradora de ouro AngloGold Ashanti iniciou a operação de carregadeira 100% elétrica em Mina Cuiabá, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O veículo tem emissão zero de carbono, é movido por bateria e o sistema tem emissões mínimas de calor e ruído, melhorando assim a segurança.
O equipamento também tem potencial para aumentar a produtividade de carregamento em até 8% devido ao aumento da velocidade e do deslocamento gerado pelo torque instantâneo.
AngloGold Ashanti é a primeira mineradora a usar carregadeira 100% elétrica
A aquisição coloca a mineradora de ouro na liderança da indústria de mineração por ser a primeira carregadeira 100% elétrica operando em uma mina subterrânea no Brasil.
A mina de Cuiabá é uma das mais profundas do Brasil, atingindo mais de 1.600 metros de profundidade.
A eletrificação da frota faz parte das ações da AngloGold Ashanti para atingir a sua meta para 2050 de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa.
Em 2022, a empresa reduziu as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 33% em relação ao ano anterior. Para isso, 100% do consumo de energia elétrica provém de fontes de energia renováveis certificadas e sem emissões de carbono associadas. Outros projetos de eletrificação da frota estão em andamento para atingir novos objetivos.