A mineração é essencial para a sociedade brasileira. Aliar a tecnologia com a atividade mineradora é uma possibilidade de desenvolvimento econômico, produtivo, ambiental e de segurança.
Os processos no setor da mineração são extensos e complexos. Apesar da importância socioeconômica exercida pela mineração nas Cidades e Minerais, a atividade enfrenta desafios na produtividade por explorar recursos limitados na natureza. Além disso, existem consequências como os graves impactos ambientais, riscos à segurança da população. No entanto, as inovações tecnológicas surgem como alternativas para minimizar os efeitos negativos da mineração e potencializar o desenvolvimento da atividade.
Desenvolvimento produtivo e econômico
Os sistemas operacionais na mineração estão passando por diversas modificações tecnológicas a fim de otimizar a produtividade do setor desde a extração, até o beneficiamento mineral. Além da presença de maquinários e veículos autônomos, as etapas de mapeamento, pesquisa e levantamento de dados que antecedem a exploração mineral estão cada vez mais desenvolvidas. Dessa forma, os números necessários se tornam mais corretos, a produtividade aumenta sem precisar aumentar a área explorada e a manutenção de informações é mais precisa.
Segurança
A tecnologia contribui diretamente no âmbito da segurança pública, para os moradores de Cidades e Minerais e da segurança do trabalho, para os colaboradores das empresas. Recentemente, após os desastres ocorridos em Mariana e Brumadinho, os recursos utilizados para monitoramento de barragens, mapeamento de riscos e infraestrutura estão sendo desenvolvidos e aperfeiçoados. Nas áreas de minas, os processos de mobilização reforçam questões de segurança do trabalho por meio da tecnologia.
Segundo a técnica em segurança do trabalho, Ana Carolina Freitas, a tecnologia passa por um grande avanço, principalmente em relação ao monitoramento e aos planos de emergência de barragens. Para Ana Carolina, a tecnologia melhora os processos de trabalho e minimiza os riscos de segurança do trabalhador por meio dos treinamentos e da melhoria dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Sustentabilidade
A emergência de adotar práticas sustentáveis e passar pela transição energética está presente em todos os setores, no mundo inteiro. Quando falamos sobre meio ambiente e mineração, a tecnologia é uma das questões mais pautadas. Existe um conflito acerca da atividade mineradora e os impactos ambientais causados por ela. Assim, o desenvolvimento tecnológico tem potencial para diminuir os impactos da atividade por meio de medidas de preservação em áreas de reservas ambientais, métodos de captura de carbono, matriz energética limpa (como solar e eólica), reaproveitamento de resíduos e fiscalização ambiental.