Início Empresas & Negócios Empresas & Negócios: Automade cresce junto com o fundador na missão de...

Empresas & Negócios: Automade cresce junto com o fundador na missão de empreender

Fotos: Divulgação - Criada por Marcelino, empresa se tornou uma das maiores do segmento em Minas Gerais, adaptando-se às demandas e aproveitando oportunidades de mercado

 

Ao longo de 16 anos, a Automade Transporte foi crescendo, conquistando espaço no mercado e se tornando uma referência de excelência na prestação do serviço de transporte de pessoas. O proprietário da empresa é Marcelino Alves da Silva Neto, um empreendedor que se orgulha da história que construiu, mas que também se impressiona com o sucesso obtido.

“Olhando para trás, eu não me imaginei chegando onde estou. Eu me sinto-me realizado. O maior exemplo que tive na vida foi ver a dificuldade dos meus pais e a necessidade de começar a trabalhar muito cedo. É isso que me dá um sentimento de muita gratidão”, conta.

Nascido em Belo Horizonte, Marcelino se mudou para Itabira ainda criança. O pai foi para a cidade trabalhar com garimpo, sua única fonte de renda. Assim, aos 11anos, Marcelino passou a trabalhar para ajudar em casa. Vendia picolé e verduras. A partir dos 14 anos, passou a revender roupas que comprava em Belo Horizonte. O tino comercial sempre o acompanhou: “Aos 17 anos, fui trabalhar numa distribuidora de bebidas e, aos 18, passei em um concurso para uma empresa chamada Arcom”, relembra.

Nessa empresa, ele permaneceu por 12 anos como funcionário. Trabalhou como representante comercial, supervisor e, nos últimos anos, assumiu o cargo de gerente regional. Mesmo empregado, não parou de desenvolver a visão empreendedora: “Já comprava e revendia carros enquanto trabalhava nessa empresa. Por isso, quando completei 30 anos, resolvi sair de lá e montar uma agência de veículos. Eu ganhava um salário muito bom, mas não via como crescer mais”.

Formado em Administração e pós-graduado em Finanças, Marcelino viu a agência fazer sucesso rapidamente. E foi a partir daí que um novo empreendimento começou a tomar corpo: “Estava tudo dando muito certo quando um amigo pediu ajuda para comprar alguns ônibus. Eu pesquisei e descobri um lugar de confiança no Rio de Janeiro. Esse amigo precisava de três, mas a empresa ofereceu um valor muito bom se a gente comprasse cinco. Topamos e eu fiquei com aqueles dois que sobraram. Coloquei-os numa área em frente à agência e, pouco tempo depois, o pessoal de uma empresa de engenharia perguntou se eu não tinha o interesse de alugá-los”.

Marcelino nunca tinha trabalhado com aluguel de veículos, mas acabou fechando negócio. A mesma empresa demonstrou interesse em alugar mais três ônibus e, rapidamente, ele formou novos clientes. O empresário, então, fechou a agência de carros e passou a se dedicar apenas ao aluguel de ônibus para transporte de pessoas. “Meu primeiro contrato grande foi com a Barbosa Melo, com 20 veículos, e fomos só crescendo”, recorda

Referência estadual

Atualmente, a Automade conta com uma frota de 220 ônibus. Marcelino também integra uma sociedade em uma empresa do mesmo ramo, a MRS, em Belo Horizonte. São mais 60 veículos. “Por meio da MRS somos associados ao grupo Transmoreira, uma das maiores empresas de fretamento de Minas Gerais. Também passei a investir em imóveis, sendo que a Automade tem quatro garagens, além da sede própria em Itabira. Nossa empresa se tornou a quinta maior do setor, no estado”, comemora.

Para se tornar uma referência, a Automade tem como diferencial um atendimento completo de ponta a ponta, segundo o proprietário. Muito mais do que oferecer os veículos para fretamento, a empresa também realiza toda a parte de contratação de motoristas e manutenção dos ônibus. Assim, tudo o que diz respeito a intervenções mecânicas e elétricas, de reparo e funilaria, entre outros, é feito sem necessidade de terceirização.

“Hoje, tenho 420 funcionários entre funções administrativas, de atendimento, motoristas, mecânicos, funileiros, e por aí vai. A maior parte dos funcionários da matriz está conosco há mais de 10 anos, mas nos outros lugares em que atuamos, precisamos de mais pessoal com conhecimentos técnicos”, revela, reclamando da falta mão de obra qualificada no mercado.

TROCAR PELA FOTO 2
Frota da Automade está em constante renovação, em busca de tecnologia e conforto

A empresa também atua com locação de equipamentos e as contratações costumam ser feitas em massa. A parte operacional funciona toda em Itabira para garantir a qualidade e o controle minucioso das manutenções, tanto preventivas quanto corretivas. Mas o carro chefe é o transporte de pessoas e a Automade se prepara para renovar a frota em breve, com veículos mais novos e modernos.

Operando na área de mineração

Já há cinco anos na Automade, Luana Ribeiro entrou como estagiária e, embora jovem, aos 27 anos, ocupa o cargo de gerente geral. Ela classifica como “surreal” a forma como a empresa avança: “Temos, além da sede em Itabira, uma filial em São Gonçalo do Rio Abaixo, outra em Mariana, mais uma em Barão de Cocais, e atendemos obras em Nova Lima, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Conceição do Mato Dentro, entre outras cidades”.

A Automade está totalmente inserida no ramo da mineração, atendendo grandes empresas como Vale, Anglo American e ArcelorMittal. Atende ainda a Usiminas. “Ao todo, 95% dos nossos clientes são fornecedores de projetos para Vale, Anglo e ArcelorMittal, por exemplo. São mais ou menos 17 empresas, algumas de fretamento com a mão de obra e outras com locação apenas do veículo”, finaliza Luana, lembrando que a maior operação da empresa, atualmente, é em Nova Lima e Itabirito

Sair da versão mobile