Fundada em 2016, a Atho vem se consolidando como uma referência em tecnologia e engenharia nos setores de mineração e construção civil. A empresa, que tem sede em Parauapebas (PA) e filial em São Luís (MA), oferece uma gama de serviços especializados que incluem desenvolvimento de projetos, orçamento, planejamento e acompanhamento de obras, além de levantamentos topográficos com drone, levantamento 3D com Laser Scanner e análises por Georadar (GPR).
Utilizando uma metodologia própria, a Atho se tornou uma referência no uso de BIM (Building Information Modeling) – ou Modelagem da Informação da Construção – que permite a criação de modelos virtuais para obras reais. Essa inovação proporciona uma economia significativa de tempo e recursos, além de garantir maior segurança e precisão durante a execução dos projetos. Através de uma plataforma de gestão integrada, a empresa é capaz de simular todas as etapas da construção, identificando oportunidades para redução de custos e otimização de materiais, gerando entre 5% e 25% de economia no custo total de obras.
“O nosso método de construção virtual começa com a digitalização das áreas físicas, criando um modelo virtual que nos permite comparar continuamente com o progresso da obra real. Simulamos diferentes cenários de avanço da construção, avaliamos os impactos ambientais e identifcamos oportunidades de substituição de materiais por alternativas mais econômicas e eficientes, como o uso de polímeros de alta resistência no lugar de estruturas metálicas e de madeira. Tudo isso com foco na segurança e na efciência”, explica Divino Lima, sócio-fundador da Atho. Inovação no atendimento ao cliente como diferencial.
O atendimento da Atho
Outro ponto que destaca a Atho no mercado é seu compromisso com o suporte contínuo ao cliente. A empresa oferece duas frentes de atendimento: o Support Field e o Support Online. “Através do Support Field, estamos sempre próximos ao cliente, muitas vezes antecipando suas necessidades e garantindo que ele alcance os resultados esperados”, afirma Lima.
Já o Support Online complementa esse suporte, mantendo a disponibilidade de informações e soluções de forma remota, caso o cliente precise de assistência rápida durante o projeto. Além disso, a experiência do cliente é utilizada para aprimorar a plataforma e os serviços prestados, por meio das Métricas Garantidoras de Resultados, que incorporam lições aprendidas diretamente na plataforma de gestão. “Nosso processo é colaborativo, imergimos com as equipes dos clientes para entender suas realidades e, assim, proporcionar um impacto concreto na redução de tempo e custos”, esclarece o gestor.
Perspectivas de expansão
Com uma equipe de cerca de 30 profissionais altamente capacitados nas áreas de tecnologia e engenharia, a Atho está em constante expansão. “Estamos prestes a inaugurar uma filial em Belo Horizonte, o que nos permitirá expandir nossa atuação para o Sul e Sudeste, atendendo às crescentes demandas desses mercados, especialmente em setores como mineração, construção civil e industrial”, revela Lima.
Para Hipólito Reis, sócio da Atho, a missão da empresa é clara: “Precisamos quebrar o paradigma de que a construção virtual está desconectada da construção real. Nossa experiência mostra que a construção virtual simplifica e otimiza a obra, permitindo prever e solucionar problemas antes mesmo do início da execução, o que gera uma economia significativa de tempo e recursos”.
Lima complementa: “Nosso processo preenche uma lacuna importante entre o BIM tradicional e a construção real. A construção virtual da Atho leva o projeto desde a concepção até a execução final, garantindo resultados tangíveis diretamente na obra, algo que muitas construções ainda não conseguem alcançar”.
Com uma visão de futuro arrojada, a Atho se posiciona como uma empresa que, além de inovar com tecnologia de ponta, mantém o foco na eficiência e no sucesso dos clientes, consolidando-se como um nome de peso no mercado nacional.