Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) anunciaram nesta segunda-feira (15) planos cruciais para a Agência Nacional de Mineração (ANM), com a abertura de 220 vagas em concurso público.
Destas, 180 são destinadas a Especialistas em Recursos Minerais e 40 para Analistas Administrativos, ambas exigindo nível superior. A portaria autorizadora do certame será publicada ainda nesta semana, conforme informou o ministério.
O movimento, segundo o governo, visa fortalecer a capacidade de gestão e fiscalização da ANM, promovendo eficiência e excelência nos serviços públicos relacionados ao setor mineral no Brasil.
ANM sucateada
Desde 2017, quando a agência foi criada em substituição ao também sucateado Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), servifdores da ANM pleiteiam a estruturação do órgão. Entre outras demandas, os servidores são responsáveis pelo pagamento dos royalties da mineração a estados e municípios, além da fiscalização da segurança de barragens, serviços que ficaram comprometidos pela greve realizada em 2023. Saiba mais.