Programa Trilhas do Futuro mapeia mais de 21 mil vagas de emprego na indústria em Minas Gerais

Publicado em

 

Desde o início do Programa Trilhas do Futuro, em 2021, o Governo de Minas realizou quatro mapeamentos em que cerca de 21 mil vagas foram levantadas como demandas da indústria. Entre as 515 grandes empresas consultadas, Gerdau, Usiminas e Kinross aparecem como destaque como geradoras de grande potencial de contratação.

Conforme os registros do programa, ao todo, 139 municípios mineiros foram contemplados na amostra com as empresas consultadas. Entre as ocupações mais demandadas nos quatro mapeamentos já realizados, lideram o ranking os setores têxtil, de logística e áreas correlatas à mecânica.

Ainda de acordo com o histórico do programa, o primeiro mapeamento foi voltado para ao desenvolvimento da cadeia produtiva de energias renováveis, com foco em energia fotovoltaica. Na oportunidade, foram levantadas 219 vagas em 12 empresas. Entre os cursos indicados, o de técnico em energias renováveis se destacou e desde a primeira edição do programa foram oferecidas 1.880 vagas em 18 instituições de ensino. Dessas, 371 já se formaram e 712 estão matriculados em 17 municípios mineiros.

Vale do Lítio

O projeto econômico-social é usado para desenvolver cidades do Vale do Jequitinhonha. O último mapeamento na região teve objetivo de compreender melhor as necessidades de mão de obra no Vale do Lítio e levantou 606 vagas em empresas com fins de estabelecer a cadeia produtiva do mineral estratégico instaladas na região.

Entre as vagas em falta nas empresas Sigma Mineração, Latin Resources e Lithium Ionic, os principais cursos demandados foram técnicos em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotécnica e Química.

O Trilhas do Futuro

O programa Trilhas de Futuro, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio, incluindo alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente são 41.894 alunos formados e 110.583 com cursos em andamento. As principais empresas contratantes são de siderurgia, mineração, logística, alimentos e fármacos, conforme divulgado pelo Governo de Minas.

Em sua quarta edição, o programa já ofereceu em torno de 152 mil vagas, em cerca de 94 modalidades de cursos, com o apoio de 331 insituições de ensino credenciadas em 145 municípios.

Entre os cursos disponíveis estão: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Farmácia, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Cervejaria, além de cursos relacionados a diversos setores como comércio, transporte, alimentos, indústria e outros.

Qualificação Profissional

Neste mês de abril é realizado o “Mapeamento de Demandas por Qualificação Profissional”. Para esclarecer dúvidas sobre a iniciativa, a Sede promoverá uma ação on-line na próxima terça-feira (16), destinada a representantes de empresas interessadas em participar do “Mapeamento de Demandas por Qualificação Profissional”.

Para participar de forma on-line e gratuita da live, interessados devem acessar a plataforma Zoho Meeting no dia 16/4, às 14 horas. Já emprensas interessadas em participar do mapeamento profissional devem realizar o preenchimento do formulário por meio do site da Sede-MG.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...