Nesta segunda-feira (15), o Documento de Ordem de Crédito (DOC) será desabilitado dos sistemas bancários após 40 anos de uso.
Além do DOC, as Transferências de Créditos Especiais (TECs), forma de as empresas pagarem benefícios aos funcionários que também não estão mais disponíveis a partir das 22h de hoje.
Pix ocupou o espaço do DOC e TED
Nos últimos anos, o espaço do DOC e do TED foi ocupado pelo Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoa física. Criado em 1985, o DOC permite que as transferências de fundos sejam feitas até as 22h e que as negociações sejam liquidadas no próximo dia útil após a realização do pedido. Se concluída após esse horário, a transferência será concluída apenas dois dias úteis depois.
Levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que, segundo dados do Banco Central, o volume de transações de DOC totalizou 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% dos 37 bilhões de transações do Brasil ao longo do ano. período.
Em número de transações, o DOC fica muito atrás de cheques (125 milhões), TED (448 milhões), documentos bancários (2,09 bilhões), cartões de débito (8,4 bilhões), cartões de crédito (8,4 bilhões) e Pix (a escolha preferida entre À maneira do brasileiro, com volume de negócios de 17,6 bilhões.
Utilizadas principalmente para grandes transferências, as transferências eletrônicas disponíveis (TED) continuarão válidas. Criado em 2002, o TED permite transferências entre instituições até as 17h dos dias de semana, com transações demorando até meia hora para serem liquidadas.