Início Economia Produção de minério de ferro da Vale caiu 4% no segundo trimestre...

Produção de minério de ferro da Vale caiu 4% no segundo trimestre de 2023

Foto: Divulgação - Além da queda no minério de ferro Balanço divulgado pela empresa aponta recuo mais significativo na produção de níquel, 19%, mas conforme planejamento da própria empresa

 

A mineradora Vale divulgou o seu relatório de produção e venda nesta quarta-feira (17) revelando que a produção de minério de ferro diminuiu 4% a/a no terceiro trimestre de 2023, principalmente devido à menor produção de run-of-mine do complexo de Paraopeba e à menor produção de Serra Norte.

De acordo com o comunicado, a qualidade geral melhorou com o teor de ferro aumentando 87 bps a/a, o que se deve ao resultado da maior produção no S11D e maior produção de pellet feed de Brucutu com o comissionamento da barragem de Torto, aumentando a produção de pelotas em 11% a/a.

A empresa ainda informou que as vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 6% a/a, beneficiando-se das condições favoráveis do mercado da mineração.

“A produção de cobre aumentou 10% a/a, principalmente devido ao contínuo ramp-up de Salobo III, com o complexo de Salobo atingindo, em setembro, o maior nível de produção mensal desde julho de 2019. Considerando o desempenho até o momento e o volume esperado para o 4T, projetamos a produção anual em 315-325 kt. As vendas de cobre aumentaram 8% a/a, seguindo os maiores volumes de produção”, diz a nota.

Níquel baixa mais que minério de ferro

Ainda segundo o balanço divulgado pela mineradora, a produção de níquel diminuiu 19% a/a, em linha com o planejado. O principal fator influenciador do resultado foi a transição contínua de Voisey’s Bay para operações subterrâneas e manutenção adicional na refinaria de Sudbury no 3T. As vendas de níquel diminuíram 12% a/a, em linha com a produção, segundo a empresa. Veja o balanço na íntegra.

Sair da versão mobile