Fiemg comemora bom desempenho da indústria mineira em 2023

Publicado em

 

O Conselho de Política Econômica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) se reuniu nesta quinta-feira (4) para avaliar o desempenho do setor produtivo no ano passado e analisar as perspectivas para 2024. A entidade comemorou os bons resultados de 2023 e fez projeções mais cautelosas para este ano.

O presidente do grupo de trabalho, Rogério Mascarenhas, celebrou o crescimento de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais em 2023, acima, inclusive, do índice nacional, que subiu 2,9%. Ele destacou a atuação do colegiado “em prol das indústrias mineiras na busca por melhorias que possam beneficiar diferentes camadas da sociedade brasileira’’.

O economista-chefe da Fiemg, João Pio, analisou a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na qual ficou decidido, por unanimidade, a reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, ajustando o grau de aperto monetário prospectivo.

Fiemg alerta para necessidade de qualificar mão de obra

De acordo com o economista, ‘a conjuntura atual demanda “serenidade e moderação na condução da política monetária’’, para que se consolide o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas. João Pio ainda lembrou dos números referentes à empregabilidade no Brasil. Pela primeira vez na história, o país superou a marca de 100 milhões de trabalhadores ocupados. Apesar do desempenho, o economista alerta para a necessidade de capacitação de mão de obra.

O diretor de regulação e políticas públicas da LCA, Eric Brasil, na sequência, avaliou os desafios do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do plano Nova Indústria Brasil (NIB), apresentando pelo governo federal em janeiro.

Segundo o consultor econômico, o NIB, criado com o objetivo de estimular o progresso técnico, a produtividade e a competitividade da indústria do país, foi dividido em seis missões, que ainda precisam ser colocadas em prática.

Os integrantes do Conselho também definiram o calendário de reuniões para 2024. O próximo encontro foi marcado para o dia 16 de maio, às 9h.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios