Fiemg comemora bom desempenho da indústria mineira em 2023

Publicado em

 

O Conselho de Política Econômica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) se reuniu nesta quinta-feira (4) para avaliar o desempenho do setor produtivo no ano passado e analisar as perspectivas para 2024. A entidade comemorou os bons resultados de 2023 e fez projeções mais cautelosas para este ano.

O presidente do grupo de trabalho, Rogério Mascarenhas, celebrou o crescimento de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais em 2023, acima, inclusive, do índice nacional, que subiu 2,9%. Ele destacou a atuação do colegiado “em prol das indústrias mineiras na busca por melhorias que possam beneficiar diferentes camadas da sociedade brasileira’’.

O economista-chefe da Fiemg, João Pio, analisou a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na qual ficou decidido, por unanimidade, a reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, ajustando o grau de aperto monetário prospectivo.

Fiemg alerta para necessidade de qualificar mão de obra

De acordo com o economista, ‘a conjuntura atual demanda “serenidade e moderação na condução da política monetária’’, para que se consolide o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas. João Pio ainda lembrou dos números referentes à empregabilidade no Brasil. Pela primeira vez na história, o país superou a marca de 100 milhões de trabalhadores ocupados. Apesar do desempenho, o economista alerta para a necessidade de capacitação de mão de obra.

O diretor de regulação e políticas públicas da LCA, Eric Brasil, na sequência, avaliou os desafios do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do plano Nova Indústria Brasil (NIB), apresentando pelo governo federal em janeiro.

Segundo o consultor econômico, o NIB, criado com o objetivo de estimular o progresso técnico, a produtividade e a competitividade da indústria do país, foi dividido em seis missões, que ainda precisam ser colocadas em prática.

Os integrantes do Conselho também definiram o calendário de reuniões para 2024. O próximo encontro foi marcado para o dia 16 de maio, às 9h.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...