A Prefeitura de João Monlevade abriu licitação para escolher as empresas ocupantes de 11 áreas do Distrito Industrial, em Sítio Largo, às margens da BR-381. A definição será no próximo dia 19 de fevereiro, às 8h30, prazo limite para a apresentação de propostas. A região onde as empresas poderão se instalar passa por melhorias estruturais, depois de anos sem investimentos.
A prefeitura trata a questão como estratégica para impulsionar o Distrito Industrial e diversificar a economia de João Monlevade. Conforme o edital, a concessão de cada terreno deve durar até 15 anos, sendo vedada a transferência para terceiros ou parentes em linha colateral até o 4° grau. Os lotes variam entre 1,4 mil e 7,9 mil m².
O vencedor terá que dar início às obras no lote arrematado em até seis meses depois da assinatura da concessão e terá um ano para iniciar as operações, contado a partir da assinatura do contrato. A área precisará manter as funções previstas no acordo e o concessionário poderá adquirir o terreno de forma definitiva, conforme regulamento específico.
Ainda conforme o edital, há previsão de 26 categorias industriais aptas a participarem da concorrência: setores alimentício, calçadista, madeireiro, metalúrgico, químico, indústria da borracha, produtos farmacêuticos e veterinários, mecânico, moveleiro, têxtil, indústria de couros, agrícola, entre outras.
Empresas deverão comprovar viabilidade econômica dos empreendimentos
As empresas interessadas podem visitar o local para fazer vistorias técnicas e devem incluir um plano de investimentos para o espaço concedido, demonstrando a viabilidade econômica do projeto.
Algumas vantagens são oferecidas para as empresas que utilizarem apenas matéria-prima local, tiverem maior capital integralizado e forem menos poluentes, conforme divulgado pela Prefeitura. Empreendimentos que ainda não estejam no município, aquelas que já sejam de João Monlevade e já tenham experiência comprovada na cidade também terão benefícios. O edital pode ser consultado na íntegra por meio do link.