Fabricante chinês de automóveis elétricos negocia compra da Sigma Lithium

Publicado em

De acordo com reportagem do jornal Financial Times, a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, está atualmente em negociações para adquirir a Sigma Lithium, empresa líder em mineração de lítio no Brasil.

Levando em consideração a avaliação da empresa, esse empreendimento tem capacidade de gerar aproximadamente R$ 14,3 bilhões.

Para garantir o fornecimento constante de matéria-prima para seus veículos, a empresa adquiriu estrategicamente uma operação de mineração de lítio localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Empresas estão de olho no Vale do Jequitinhonha

As multinacionais estão migrando para o Vale do Jequitinhonha, atraídas pela abundância de lítio, um mineral crucial para baterias que ganhou o apelido de “ouro branco” devido à sua crescente popularidade.

A região não é apenas um centro de extração de lítio, mas também se distingue por oferecer lítio verde, que é produzido de uma forma mais ecológica do que os seus homólogos de outras nações.

A BYD está construindo uma fábrica de automóveis no Brasil como parte de um investimento de 3 bilhões de reais, e a empresa confirmou a produção de três modelos, incluindo o híbrido Flex Song, os elétricos Dolphin e Yuan, além de ônibus e caminhões. A produção está programada para começar no final de 2024.

Quando a empresa anunciou a planta no Brasil, também planejava construir uma planta de processamento de lítio na segunda fase, completando as três plantas que o grupo havia prometido ao governo da Bahia.

Sigma Lithium já vinha sendo alvo da Tesla

No ano passado, circularam rumores de que a empresa Sigma Lithium estava sendo alvo do chefe da Tesla, Elon Musk. Meses depois, a Signa informou que estava avaliando propostas de venda do seu negócio, mas não informou quem seria o potencial comprador.

No final de 2023, a Sigma Lithium emitiu um comunicado afirmando que entraria na fase final da sua revisão estratégica, que envolveria listagens iniciais na Nasdaq e na Bolsa de Valores de Singapura.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...