O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulga, todos os anos, o balanço trimestral do minério no Brasil. Os resultados do terceiro trimestre deste ano foram divulgados em outubro e mostram aumento de 11,7% no índice IBOVESPA e queda de 30% no faturamento do minério. Os estados mais afetados pela queda são Minas Gerais e Pará.
Devido ao contexto de instabilidade no mercado imobiliário chinês, questões climáticas e políticas de combate à covid-19, os especialistas da área já previam queda produtiva do minério de ferro e aço para esse trimestre. No entanto, os números mostraram queda apenas em relação ao mesmo período do ano passado. Quando comparados ao trimestre anterior, os números apresentam crescimento no faturamento do setor. A Vale, por exemplo, teve um aumento de 15% em seu lucro.
Segundo Julio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Ibram, o faturamento deve ser menor do que em 2021, mas que para 2022 ainda vai melhorar.
Os investimentos na área continuam sendo aplicados em dimensões milionárias. Porém, o foco do setor mineral, no momento, é investir em políticas de sustentabilidade.