Vale amplia participação de mulheres e elas chegam a 24% do quadro da empresa

Publicado em

 

A mineradora Vale anunciou ter aumentado significativamente a presença de mulheres em sua força de trabalho, alcançando 24% de participação delas em seu quadro desde 2019, quando a empresa estipulou a meta de dobrar a participação feminina até 2026. Desde então, cerca de 7 mil novas vagas foram preenchidas por mulheres na mineradora.

De acordo com a Vale, em 2021, depois de diagnosticar por meio de um censo que 29% das posições de liderança da empresa (coordenadores e acima) eram ocupadas por profissionais negros, a mineradora também anunciou a meta de aumentar essa representatividade para 40% até 2026 no Brasil. Atualmente, segundo dados da empresa, quase 35% dessas posições estão ocupadas por pessoas autodeclaradas negras. Se forem consideradas as posições de supervisor e acima, a representatividade de negros em cargos de liderança alcança 44%.

A gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vale, Fernanda Castanheira, diz que promover a pluralidade e atuar para garantir um ambiente de inclusão e respeito são iniciativas fundamentais para a sustentabilidade da companhia. “A diversidade aprimora nossa capacidade de trazer novas soluções para o negócio, gera maior engajamento e contribui para sermos uma empresa mais segura. A pluralidade também amplia a capacidade de inovar e, em um ambiente inclusivo, gera segurança psicológica, algo central para a prevenir riscos. Estamos avançando nessa jornada com intencionalidade e com clareza, por parte da liderança, sobre a importância desse tema na construção de uma empresa cada vez mais sustentável”, explica.

Vale entende que inclusão gera resultado

A mineradora afirma desenvolver uma política de recrutamento voltada para a inclusão, com todos os programas de porta de entrada e recrutamentos em geral levando em conta diferentes dimensões de diversidade. A empresa tem critérios específicos para selecionar e impulsionar a carreira de profissionais diversos em termos de gênero, raça, orientação sexual, região de origem e de profissionais com deficiência.

O modelo inclui também o Programa de Trainee, Para edição de 2024 foram abertas 30 vagas para o Pará e Maranhão, como foco em atrair mulheres e contribuir para despertar o interesse delas em se tornar líderes operacionais e corporativas na mineração.

Em 2022, segundo a mineradora, o programa contou com 70% de mulheres. Dos candidatos aprovados, 49% foram da região Norte e Nordeste, sendo 17% da região Norte, um crescimento de 42% se comparado ao ano anterior. No Pará houve um salto de 5 finalistas no processo seletivo de 2020 para 36 em 2023, com uma representatividade de 69% de mulheres.

Uma das contratadas foi a geóloga Aline Sales (foto). Ela entrou na Vale como trainee em 2022 e atualmente trabalha na Gerência de Emergência, Parauapebas-PA. “Conhecer a operação de Carajás é uma oportunidade única, um desafio e uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. As pessoas são muito diversas em termos de história, de pensamento, de formação e isso contribui muito para o nosso crescimento”, comemora.

Outras informações sobre a atuação da Vale em diversidade, equidade e inclusão podem ser conhecidas por meio do link.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios