Até o dia 15 de outubro Itabira será cenário da arte urbana nacional com a realização da Mostra de Arte Pública (Mapa). Trata-se de um conjunto de intervenções artísticas a céu aberto, transformando a cidade berço da mineração e do poeta Carlos Drummond de Andrade em uma grande galeria. Além dos murais e instalações, a programação conta com performances de artistas consagrados internacionalmente. O festival também reúne artistas locais e inclui oficinas, shows, entre outros, com eventos sempre nas ruas, gratuitos e abertos ao público.
Nesta terça-feira (10) começou a ganhar forma o painel em homenagem ao poeta Drummond feito por um dos maiores grafiteiros do mundo, o paulistano Eduardo Kobra. Ele está pintando uma imagem de 32 metros de altura em uma parede do Hotel IT, na Esplanada da Estação.
O artista que retrata Drummond
Originário da periferia de São Paulo, Kobra é um artista conhecido mundialmente, com obras em 5 continentes. Ele é reconhecido pelo seu estilo que mescla o uso de cores vibrantes e referências fotográficas, com o olhar voltado para questões sociais, traço comum da arte do grafite. Em Itabira, a figura de Drummond estará no hall de personalidades já retratadas pelo artista, como Salvador Dalí e Martin Luther King.
O Mapa tem a produção e curadoria da Publica.art e apoio da Prefeitura Municipal de Itabira. Os interessados em conhecer os artistas participantes do evento podem acessar as informações no site do Mapa Festival.