Investindo em jovens 

Publicado em

 

O maior especialista em administração de todos os tempos, o naturalizado americano Peter Drucker, dizia que encontrar e preparar jovens talentosos era uma tarefa muito importante, mas frequentemente esquecida pelos empresários e gestores de negócios. “As empresas precisam investir tempo e dinheiro aos profissionais promissores (…) É preciso descobri-los, orientá-los e ouvir o que eles têm a dizer, encorajá-los e desafia-los”, dizia Drucker.

Segundo o especialista em negócios, o sucesso – e a própria sobrevivência – de uma empresa depende da qualidade de cada um dos membros do time de colaboradores. Em um mercado com escassez de mão de obra qualificada, como o nosso, onde existe altíssima demanda por mão de obra em condições de entregar tarefas com plena eficiência, comprar, ou seja, contratar profissionais que trabalham em outras empresas, principalmente dos concorrentes, custa caro, além de ser considerado, por alguns, como uma atitude desleal.

Uma excelente alternativa é descobrir e formar seus próprios talentos. Muitas empresas e ONG’s desenvolvem interessantes programas de treinamentos e descobrem exímios profissionais que são aproveitados a curto e médio prazo.

Jovens como solução

Independentemente do tamanho ou segmento de negócio, o desenvolvimento de programas de treinamentos destinados aos iniciantes no mercado de trabalho e concluintes do Ensino Médio, curso técnico ou ensino superior é uma solução razoável para suprir as necessidades de contratação.

O público jovem, com pouca ou nenhuma experiência, tem uma motivação especial, alcançar um importante desafio: o primeiro emprego. O grande benefício de programas de treinamento é que ao seu término, esperasse que o participante esteja plenamente qualificado para exercer qualquer atividade que tenha sido treinado. Além da valorização do participante com a sua efetivação na companhia, cria um sentimento de gratidão do trabalhador o que faz, intuitivamente, produzir muito mais.

Finalmente, no atual mundo dos negócios, com o avanço da tecnologia, a busca de maior competitividade, produtividade e qualidade exigidas pelas empresas, tornam-se evidentes. Faz-se necessário investimento em profissionais talentosos com capacidade e incentivo para liderar, munidos de capacitação e iniciativa para tomar boas decisões e garantir bons resultados para os investidores.

1 6
Reginaldo Calixto é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Foi, em Itabira, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, além de provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e Presidente da Associação Industrial e Comercial de Itabira (Acita).
Instagram:@reginaldocalixto_
Whatsapp: 31 988087740

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios