Início Colunas Fluxo de Caixa – De olho no dinheiro

Fluxo de Caixa – De olho no dinheiro

Imagem: Portal Sebrae

 

A concorrência de mercado, onde não existem mais fronteiras e reservas, exigem das empresas maior eficiência e competência na gestão de seu dinheiro. Uma boa gestão dos recursos financeiros reduz a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros pela redução, principalmente, das despesas financeiras com a captação de dinheiro, bem como o melhor aproveitamento e aplicação das sobras de recursos.

É neste contexto que se destaca a necessidade do fluxo de caixa como um instrumento que possibilita planejamento, tomada de decisões e o controle dos recursos financeiros de uma organização. Conceitualmente, o fluxo de caixa é um instrumento que relaciona as entradas e saídas, desembolsos, de recursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo.

As formas para tratamento das informações relativas ao fluxo de caixa são: a primeira, refere-se ao fluxo de caixa histórico que apresenta e explica o desempenho passado; e a segunda, o fluxo de caixa Projetado ou Orçado, que procura antever e estabelecer as situações relacionadas ao caixa das organizações. A importância de uma ou de outra é relativa e poderá ser maior ou menor dependendo do momento e da utilização.

O caminho do dinheiro

A partir da elaboração do fluxo de caixa é possível prognosticar eventuais excedentes e sobras ou escassez e falta de dinheiro, antecipando medidas saneadoras a serem tomadas. Para se manter em operação, as empresas devem liquidar corretamente seus vários compromissos, devendo como condição básica apresentar o respectivo saldo em caixa nos momentos dos vencimentos.

Desta forma, o fluxo de caixa é de fundamental importância para as organizações, constituindo-se numa indispensável sinalização para as necessidades de recursos financeiros. O controle do fluxo de caixa é imprescindível e fundamental para qualquer empresa, em seu estágio inicial, em seu desenvolvimento e até mesmo na sua extinção.

Assim, com o objetivo de apoiar os atuais empresários, que não dispõem desta valiosa ferramenta, e pessoas que têm o sonho de ingressar no mundo dos negócios, indicamos a consultoria do Sebrae. Possuem farto material de apoio para controles financeiros. Disponibilizam, através dos seus consultores, informações diversas e download de um modelo de fluxo de caixa que contribuirá para planejamento financeiro, possibilitando aos empreendedores e investidores ficarem de olho no dinheiro.

1 6
Reginaldo Calixto é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Foi, em Itabira, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, além de provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e Presidente da Associação Industrial e Comercial de Itabira (Acita).
Instagram:@reginaldocalixto_
Whatsapp: 31 988087740
Sair da versão mobile