Início Colunas Escassez de mão de obra na mineração

Escassez de mão de obra na mineração

Reprodução: Deltaplus

A falta de recursos humanos qualificados para atividades em operações e serviços é um tema que tem sido tratado constantemente em reuniões de planejamento estratégico de pessoas, apontando uma falta crescente de profissionais especializados, peça fundamental nos processos de mineração. Consequentemente temos prejuízos não somente econômicos, mas também aqueles não mensuráveis como, por exemplo, a deficiência de engajamento e sinergia.

Esse prejuízo, certamente, pode ser minorado por medidas adaptativas, entre as quais a reorientação nos negócios e a adoção de novos modelos de desenvolvimento, tomadas pelas empresas para se adaptar à falta de mão de obra. Entretanto, é de se esperar que a capacidade de adaptação empresarial tenha um limite, não podendo perdurar por anos a fio, o que torna fundamental a busca por soluções mais efetivas para enfrentar o problema.

Exemplo de atuação nesse sentido são plataformas digitais com objetivo de otimizar serviços e promover ligações entre atividades totalmente distintas. Uma forma simples de exemplificar é a conexão entre processos de limpeza industrial envolvendo óleos e graxas podendo ser utilizados em detonações de rochas onde um resíduo torna-se insumo para outra operação. Podemos observar esta mesma movimentação no setor de transportes otimizando cargas e fretes para que veículos possam circular cada vez menos estando vazios.

É importante ter como pano de fundo para essa análise o fato de que a falta de talentos ocorre globalmente e não se limita a determinadas áreas de conhecimento. Uma simples pesquisa na internet mostra um cenário de crise e indefinições, revelando que o desafio da empregabilidade não se restringe à área de mineração.

Existe, por todo o mundo, uma quantidade elevada de jovens desempregados paralelamente a uma escassez de talentos, ou seja, de candidatos com as habilidades requeridas pelos empregadores. O cenário tende a piorar e faltarão milhões de trabalhadores com perfil de competências desejado pelas empresas.

Maurício Eleto

Professor, instrutor, especialista em soluções e emergências industriais da ETECMA Soluções.

Sair da versão mobile