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O verdadeiro valor do cliente

Imagem: Sebrae

 

O verdadeiro valor do cliente: Segundo um estudos realizados pelo Sebrae, metades das empresas são extintas antes de completar 24 meses de vida. As principais causas que contribuem para mortalidade precoce são a falta de planejamento, acesso a financiamentos, alta carga tributária e a burocracia, ainda segundo o levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ouviu empresas instaladas no estado do Rio de Janeiro, demonstrou qual a formula de sucesso das empresas com mais de 10 anos de funcionamento. A pesquisa foi realizada com 260 empresários e mostrou que o bom atendimento, produto de qualidade e preço justo oferecidos aos clientes são os principais fatores determinantes para longevidade das micro e pequenas empresas.

Já se foi o tempo em que bastava fabricar um produto ou serviço e colocá-lo no mercado para que os clientes comprassem. Conhecer suas necessidades, desejos e as suas preferências são fundamentais para qualquer empreendedor nos dias de hoje. Atender bem ao cliente não é simplesmente recepcioná-lo na empresa, ser cortês ao telefone, ou retornar imediatamente o seu e-mail. Atender bem ao cliente, nos dias de hoje, é poder antecipar-se às suas necessidades e atende-las prontamente.

Dialogar com o cliente

Entender a sua real necessidade! Na minha opinião, este é o principal ponto de todo o processo de um excelente atendimento. Baseia-se na ideia de que é necessário ouvir e conversar com o cliente. Uma etapa preliminar e de igual importância consiste em treinar e desenvolver nos colaboradores da empresa a habilidade de escutar e de dialogar com os clientes.

Fazer perguntas para descobrir as necessidades e desejos de forma aberta e interativa e, principalmente, ouvir com atenção são pontos imprescindíveis para identificar oportunidades de servir e atender o cliente. É preciso investir nosso tempo às pessoas para que elas possam nos informar sobre elas mesmas, seus interesses e problemas. Portanto, devemos saber escutar com atenção e interesse.

Finalmente, os clientes estão cada vez mais exigentes e por sua vez os concorrentes apresentam ofertas iguais ou melhores, portanto, para que seu um atendimento se destaque é preciso surpreendê-lo.  Preocupa-se, de verdade, com as necessidades e se interessar em ajudar as pessoas e servir sempre se torna fundamental já algum tempo. Clientes satisfeitos é, ao meu ver, a chave para o sucesso de qualquer negócio bem sucedido e clientes fiéis são essenciais para continuidade e existência de qualquer empresa. Bons negócios.

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Reginaldo Calixto
é administrador, empreendedor, MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Em Itabira-MG foi vice-prefeito, secretário de Desenvolvimento Econômico, provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores e presidente da Associação Comercial e Industrial de Itabira (Acita).
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