Início Ciência e Tecnologia E-Mineração 2024: Ibram promove painéis estratégicos para pequenas e médias empresas que...

E-Mineração 2024: Ibram promove painéis estratégicos para pequenas e médias empresas que atendem a mineração

Fotos: CM/ Reprodução e-Mineração - Evento está em sua quinta edição, com debates promovidos por empresários e especialistas de vários segmentos relacionados à mineração; E-Mineração segue ao longo do dia com ampla programação

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) iniciou na manhã desta terça-feira (11) mais uma edição do e-MINERAÇÃO, evento 100% virtual e gratuito. O tema central desta edição são os principais desafios e tendências para as empresas de suprimentos e para as pequenas e médias mineradoras.

O evento, em sua quinta edição, conta com debates promovidos por empresários e especialistas de vários segmentos relacionados à mineração. A abertura ocorreu por volta das 8h30, com a participação do diretor de Assuntos Associativos à Mudança do Clima, do Ibram, Alexandre Melo.

“Nós tivemos no passado uma mescla de participantes e painelistas de mineradoras e de empresas da cadeia da mineração. Esta edição está exclusivamente focada nas empresas da cadeia mineral, sejam prestadores de serviço, fornecedores de equipamentos, serviços de consultoria e escritórios de advocacia, todos eles empresas associadas ao Ibram. Teremos somente a moderação dos painéis feitas pelas mineradoras, ou seja, nós estamos privilegiando o conhecimento e a expertise dos nossos associados da cadeia da mineração nesta edição de 2024”, explicou o diretor.  

Alexandre Melo Ibram
Alexandre Melo reconhece expertise de empresas da cadeia mineral para o desenvolvimento do setor

Abertura dos painéis

O primeiro painel do dia (foto principal), iniciado às 9h, foi moderado pelo Gerente de Geotecnia da Mosaic, Thiago Moura. Os painelistas foram a diretora de Vendas e Engenharia da Weir Esco Brasil, o Engenheiro de Minas, executivo da Mineração e membro do Instituto Australiano de Geocientistas, Beck Nader, além do Geólogo Especialista da DF+ Engenharia, Silas Salgado.

O tema foi “Como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada para otimizar os processos para otimizar os processos, prever falhas, explorar dados geológicos e aplicar melhores práticas ambientais”. No debate foi exposto como a reprodução de padrões pelo algorítimo se tornou uma ferramenta eficiente de trabalho para os processos da mineração, usando como exemplo as modelagens de blocos na Geologia.

Beck Nader lembrou que uma das características da cognição humana replicada no algorítimo da inteligência artificial é justamente o reconhecimento de padrões, feito de forma muito eficaz: “Isso foi uma tecnologia disruptiva que surgiu. Anteriormente tínhamos modelagens por sessões que são válidas, mas essa modelagem por IA que está introduzindo um componente de precisão e rapidez extremamente alto, é uma das características de demonstração do impacto da IA no dia a dia da geologia, da estimativa de recursos e, consequentemente, da estimativa de reservas”.

Mais painéis dao e-Mineração

Ao longo do dia, mais cinco painéis estão previstos para o evento, com temas como o uso intensivo da ciência e tecnologia na mineração e as tributações e regulamentações do setor. Confira aqui toda a programação. Ainda é possível se inscrever para acompanhar o evento clicando aqui. O e-Mineração tem o apoio editorial do CidadeseMinerais.com.br

Serviço:
e-MINERAÇÃO 2024
Data: 11 de junho
Horário: 8h30 às 16h30

Sair da versão mobile