Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inicia ações preventivas para o período chuvoso

Publicado em

 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está realizando uma série de ações em São Gonçalo do Rio Abaixo visando a prevenção de danos que podem ocorrer no período chuvoso. Por meio do Plano de Ação, o órgão faz reuniões constantes com as secretarias municipais para garantir a segurança da população em áreas de risco.

De acordo com a Prefeitura, a equipe da Coordenadoria realiza vistorias preventivas em áreas de risco para verificar as condições atuais de locais já vistoriados e outros com possibilidades de novas ocorrências. O objetivo é “minimizar os efeitos de deslizamentos de terra, quedas de barrancos e taludes”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, áreas de encostas são monitoradas, com medidas corretivas, como construção de muros de arrimo e colocação de lonas. A Defesa Civil também trabalha orientando os moradores sobre como agir em situações em que possam haver sinais de possíveis deslizamentos.

Sem Titulo 1 10
Servidores municipais apresentam relatório de ações preventivas

Força tarefa

O órgão também monitora informações meteorológicas, volume de chuvas e informações repassadas pela Cemig UHE Peti das vazões de afluência (entrada) e defluência (saída) no período chuvoso, entre outubro e março. Alertas diários serão emitidos para a população por meio das redes sociais, grupos de WhatsApp, aplicativo Proxi e carros de som para informar caso seja necessário a evacuação de residências e comércios.

Ainda segundo a Defesa Civil, nos casos mais críticos, será acionado o Plano de Ação para a remoção de famílias, móveis e utensílios, animais, entre outros, com o apoio das secretarias envolvidas no trabalho. Também estarão à disposição embarcações no caso de haver necessidade de salvar pessoas ilhadas. O Posto Avançado do Corpo de Bombeiros também auxiliará o município nas ações necessárias.

A Prefeitura informou, também, que a Secretaria Municipal de Obras está executando serviços de drenagem em alguns locais e dará início, na próxima semana, aos trabalhos de desassoreamento do rio Santa Bárbara. A empresa FJR Engenharia e Construções, vencedora da licitação, realizará os trabalhos. Já a Secretaria de Serviços Urbanos realiza a limpeza de canaletas, canais subterrâneos e laterais de rios e bueiros (foto) em bairros como Una, Recreio, Café Nacional e Matias. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...