Samu inaugura nova sede em Itabira e passará a atender a 27 municípios da região

Publicado em

 

Itabira passou a contar, desde esta quinta-feira (27), com uma nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A cerimônia de inauguração ocorreu na unidade localizada no bairro Amazonas, espaço que já abriga o 4º Pelotão de Bombeiros Militar. No mesmo local em breve, deverá funcionar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), como forma de centralizar e otimizar os serviços de urgência e emergência.

A Prefeitura de Itabira considera que a nova sede para o serviço representa um avanço significativo para a cidade no que tange à infraestrutura e capacidade de resposta a emergências em toda a região.

Presente à inauguração, o prefeito Marco Antônio Lage destacou a importância do novo equipamento: “Este espaço é estratégico por estar localizado no coração geográfico de Itabira, facilitando o acesso rápido a qualquer ponto da cidade e permitindo uma melhor coordenação das operações de urgência e emergência”.

Uma das conquistas mais notáveis da nova sede é a Sala de Geoprocessamento e Regulação, considerada uma das mais modernas da região. Equipada com tecnologia avançada, a sala permite um gerenciamento mais eficiente das ambulâncias e recursos médicos disponíveis, garantindo um atendimento rápido e preciso às demandas de urgência.

Além da infraestrutura, a Prefeitura de Itabira investiu significativamente em melhorias para o Samu 192, incluindo a aquisição de duas novas ambulâncias, a instalação de novos computadores, a compra de uniformes, botas e equipamentos de proteção individual. Equipamentos médicos de última geração, como o acesso intraósseo, por exemplo, também foram adquiridos para melhorar ainda mais o atendimento de urgência à população.

Samu Regional

A nova sede do Samu 192 também abrigará, em breve, a Central de Regulação do Samu Regional, para atender e coordenar o serviço em 27 cidades da região, alcançando 460 mil habitantes.

“Itabira está prestes a se tornar sede do Samu Regional, que atenderá a 27 cidades vizinhas, ampliando significativamente nosso raio de ação e reforçando nosso compromisso com a regionalização dos serviços de urgência e emergência. A expansão regional não só fortalece a liderança de Itabira na área, mas também promove uma cooperação estratégica que beneficia toda a região”, afirmou o prefeito, também presidente do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Samu Regional (CIS-URG).

“É uma felicidade muito grande, não só para a Secretaria de Saúde, mas para a Prefeitura de Itabira, que reconhece, sem dúvida nenhuma, que o Samu é um serviço de excelência. Entregar uma casa nova, completamente feita e estruturada para desenvolver esse serviço de salvar vidas, é uma alegria muito grande para a gente. É um trabalho que vem sendo feito a várias mãos”, complementa a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado Lima.

Coordenador geral do Samu 192 em Itabira, o médico Lucas Vasconcelos Nascimento destaca que o serviço desempenha papel crucial na estrutura de saúde pública do município por atuar não apenas como um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, mas também como uma Central de Regulação de Urgência e Emergência.

“O Samu 192 em Itabira continua a escrever sua história de progresso, cuidado e eficiência, salvando vidas e respondendo com competência a cada emergência. A liderança de Itabira na expansão regional do Samu é um testemunho da experiência acumulada ao longo de 19 anos de prestação de serviço. A cidade está se equipando para atender não apenas a população local, mas também a de toda região, garantindo que o serviço de saúde pública de urgência e emergência seja acessível a todos”, diz o coordenador do serviço.

A equipe de trabalho é composta por médicos reguladores que atendem toda a demanda do sistema telefônico 192, com 82 colaboradores dedicados.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios