Prefeitura de Itabira conquista redução do valor da passagem após votação na câmara

Publicado em

O valor da passagem no transporte público será reduzido para R$3,00 por meio de um novo subsídio concedido pela prefeitura à concessionária de transporte.

O Projeto de Lei que prevê a redução da passagem do transporte público em Itabira foi protocolado pela prefeitura municipal no dia 27 de fevereiro e ficou cerca de 40 dias aguardando a tramitação. Naquele contexto, o poder executivo mobilizou formas de pressionar o legislativo para a tramitação do projeto. No entanto, a proposta foi votada mais de dois meses após o envio.

A votação ocorreu durante uma reunião extraordinária realizada na tarde da última sexta-feira (5), na câmara municipal. A reunião foi marcada por discussão e alvoroço entre os vereadores que votaram a favor e os que votaram contra o projeto. Os apoiadores do projeto afirmaram que o novo subsídio poderia proporcionar melhores condições financeiras para as pessoas que dependem do transporte público e ressaltaram o compromisso do legislativo com a fiscalização da prestação de serviços públicos. Entre as justificativas da oposição, porém, os argumentos que prevaleceram foram em relação ao alto valor do subsídio à concessionária Cisne (aproximadamente R$35 milhões) e a baixa qualidade dos serviços prestados pela empresa. Alguns vereadores apontaram que Itabira possui outras prioridades e que os moradores preferem que o serviço tenha melhor qualidade do que menor preço.

Durante a reunião, o presidente da câmara municipal, Heraldo Noronha, se posicionou contra o projeto e mobilizou falas ríspidas e grosseiras contra os apoiadores solicitando o desligamento de microfones e proferindo discursos de poder como “quem manda aqui sou eu”.

Ao final da reunião, o projeto foi aprovado por maioria dos votos. Nas redes sociais, o resultado da votação tem motivado diversas discussões. O prefeito de Itabira e autor do projeto, Marco Antônio Lage, afirmou que a aprovação do projeto é uma conquista para a população que utiliza o transporte público.

“Vai representar uma redução importante que vai para o bolso do trabalhador e vai melhorar a renda da maioria da população do nosso município. Estou muito feliz. Nós agora temos um contrato com a concessionária que vai melhorar substancialmente e muito o nosso transporte público ” – apontou.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto e o subsídio previsto.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios