O valor da passagem no transporte público será reduzido para R$3,00 por meio de um novo subsídio concedido pela prefeitura à concessionária de transporte.
O Projeto de Lei que prevê a redução da passagem do transporte público em Itabira foi protocolado pela prefeitura municipal no dia 27 de fevereiro e ficou cerca de 40 dias aguardando a tramitação. Naquele contexto, o poder executivo mobilizou formas de pressionar o legislativo para a tramitação do projeto. No entanto, a proposta foi votada mais de dois meses após o envio.
A votação ocorreu durante uma reunião extraordinária realizada na tarde da última sexta-feira (5), na câmara municipal. A reunião foi marcada por discussão e alvoroço entre os vereadores que votaram a favor e os que votaram contra o projeto. Os apoiadores do projeto afirmaram que o novo subsídio poderia proporcionar melhores condições financeiras para as pessoas que dependem do transporte público e ressaltaram o compromisso do legislativo com a fiscalização da prestação de serviços públicos. Entre as justificativas da oposição, porém, os argumentos que prevaleceram foram em relação ao alto valor do subsídio à concessionária Cisne (aproximadamente R$35 milhões) e a baixa qualidade dos serviços prestados pela empresa. Alguns vereadores apontaram que Itabira possui outras prioridades e que os moradores preferem que o serviço tenha melhor qualidade do que menor preço.
Durante a reunião, o presidente da câmara municipal, Heraldo Noronha, se posicionou contra o projeto e mobilizou falas ríspidas e grosseiras contra os apoiadores solicitando o desligamento de microfones e proferindo discursos de poder como “quem manda aqui sou eu”.
Ao final da reunião, o projeto foi aprovado por maioria dos votos. Nas redes sociais, o resultado da votação tem motivado diversas discussões. O prefeito de Itabira e autor do projeto, Marco Antônio Lage, afirmou que a aprovação do projeto é uma conquista para a população que utiliza o transporte público.
“Vai representar uma redução importante que vai para o bolso do trabalhador e vai melhorar a renda da maioria da população do nosso município. Estou muito feliz. Nós agora temos um contrato com a concessionária que vai melhorar substancialmente e muito o nosso transporte público ” – apontou.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto e o subsídio previsto.