Início Cidades Itabira Itabira Sustentável – como sobreviver quando o minério acabar?

Itabira Sustentável – como sobreviver quando o minério acabar?

Mineração em Itabira. Foto: Uarlen Valério | OTempo

Há 80 anos, Itabira é conhecida como o berço da mineração e da Vale no Brasil. No entanto, diante da finitude dos recursos minerais, a mineradora anunciou o encerramento das atividades até o ano de 2031.

Ao olhar para a história da mineração em Itabira, é possível perceber que a atividade proporcionou enorme crescimento econômico e ascensão social aos moradores do município. Por outro lado, a mineração deixou fortes marcas que vão além das enormes cavas e da paisagem cinzenta que cobre uma grande área da cidade. A poluição sonora, atmosférica e hídrica fazem parte do cotidiano dos moradores, os quais são diretamente atingidos por esses impactos. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em 2007, existe uma relação direta entre a baixa qualidade do ar e o número de emergências para tratamento de doenças respiratórias nos hospitais de Itabira. 

Em uma tentativa de minimizar os impactos e encontrar alternativas que possam combater a dependência socioeconômica da mineração, a Vale e a Prefeitura Municipal de Itabira idealizaram o Projeto Itabira Sustentável. Este projeto irá originar 62 iniciativas que estão sendo desenvolvidas por 15 Grupos de Trabalho, os quais são formados por representantes de diversos órgãos da administração pública, da população e do setor privado. 

Os projetos de curto prazo estão organizados em eixos estratégicos como diversificação econômica, mobilidade, preservação e recuperação ambiental e ordenamento territorial e urbano. Todo o desenvolvimento das propostas é acompanhado por uma uma consultoria internacional financiada pela própria Vale.

Como o projeto será executado?

As diretrizes que conduzirão os projetos finais estão sendo discutidas dentro dos GTs. Confira a lista dos 15 programas dentro dos quais os projetos estão sendo desenvolvidos.

1- Plano de Desenvolvimento e Diversificação Econômica

2- Plano Estruturante para Condomínio Industrial sob Ecologia Industrial

3- Programa Municipal de Inclusão Produtiva

4- Programa de Conexão Interdistrital e Intermunicipal

5- Plano Municipal da Agropecuária Sustentável 

6- Plano Diretor de Turismo

7- Programa de Saneamento Básico

8- Programa de Modernização da Legislação Urbana

9- Plano Municipal de Habitação de Interesse Social

10- Programa Itabira Cidade Biofílica 

11- Programa de Consolidação do Mosaico de Unidades de Conservação 

12- Programa de Mobilidade Sustentável

13- Projeto de reestruturação do transporte público coletivo

14- Programa Itabira Cultural

15- Programa de Educação para o Patrimônio Cultural e Ambiental

A prefeitura municipal de Itabira ressalta que os projetos não se limitam à atual gestão e estão sendo desenvolvidos com perspectivas de curto, médio e longo prazo.

Leia também:
Vale e prefeitura de Itabira desenvolvem projeto de duplicação de rodovias – Cidades e Minerais.

Entrevista com prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage – Cidades e Minerais.

 

Sair da versão mobile