Itabira recebe reconhecimento por preservação da Serra dos Alves

Publicado em

 

Itabira foi agraciada com o Prêmio Cidades Inteligentes em função da parceria da Prefeitura com o Instituto Bromélia para a preservação do Parque Municipal Natural do Rio Tanque. A ação conjunta é desenvolvida na Serra dos Alves, um bioma ainda preservado no município que atrai turistas não só do Brasil, mas também de outros países. A cerimônia de entrega do prêmio, promovido por várias entidades associadas, foi realizada nesta terça-feira, 27 de junho, em Belo Horizonte, em reconhecimento a inciativas que promovem a sustentabilidade dos municípios mineiros.

Participam da gestão da Serra dos Alves as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O Instituto Bromélia é o responsável por cuidar de todo o distrito de Serra dos Alves e do Parque Natural Municipal Alto Rio Tanque, financiado por recursos das duas secretarias. As ações visam tanto a conservação ambiental da comunidade quanto a atração de turistas.

Segundo o presidente do Instituto Bromélia, Carlos Andrade, o Cabeça, 100% dos trabalhadores da instituição residem na Serra dos Alves, sendo 93% deles nativos da comunidade e, destes, 60% são mulheres. A organização cuida do patrimônio público e da gestão de áreas protegidas da comunidade, além de realizar atividades de educação ambiental com moradores, turistas e visitantes.

“É uma gestão que evidencia a visão do poder público de Itabira, que hoje é voltada para as pessoas. Muitas vezes os distritos ficam esquecidos, mas essa parceria é a garantia de que haverá os investimentos necessários. Estamos falando de liberdade para gerir, de alívio para os cofres públicos e de oportunidades de trabalho, emprego e geração de renda para as pessoas locais”, diz Cabeça.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, resume: “Premiação que vem coroar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, que envolve a gestão municipal, e toda comunidade de Serra dos Alves. Traz pertencimento e traz valor para toda a localidade”

1 2
Foto: Divulgação- Vinicius Rocha, Carlos Cabeça, Marco Antônio Lages, Carolina Peixoto e Denes Lott

Participação

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destaca que a premiação reconhece a governança comunitária e a visão de desenvolvimento sustentável no município: “Um projeto magnífico e inovador, que alia desenvolvimento econômico e meio ambiente. Que vai ao encontro dos preceitos modernos, da sustentabilidade, que fazemos questão de praticar em Itabira”.

“A gente inova com uma gestão participativa, que privilegia a comunidade e valoriza a principal fonte de renda da Serra dos Alves, que é o ecoturismo”, complementa o secretário de desenvolvimento Econômico, Vinicius Rocha.

São Gonçalo do Rio Abaixo

Outra cidade da região a receber o Prêmio Cidades Inteligentes foi São Gonçalo do Rio Abaixo. O município participou por uma ação desenvolvida para eliminar a fila de espera nas demandas por saúde bucal. Saiba mais.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...