A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) abriu edital de credenciamento de propostas de arte e cultura para itabiranos interessados em participar do 50º Festival de Inverno de Itabira. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 19 de maio e são restritas a propostas de artistas nascidos ou que residem na cidade berço da mineração do ferro no Brasil.
De acordo com a FCCDA, o objetivo do edital é incluir na agenda do 50º Festival de Inverno de Itabira propostas artísticas em diversas categorias, para apresentação entre os dias 4 e 21 de julho, período em o evento será realizado. “Estamos buscando, realmente, desenvolver um festival memorável em comemoração aos 50 anos, com teatro para a família, shows de todos os gêneros e oficinas, utilizando a cidade como vitrine para o fortalecimento do turismo cultural. Acreditamos que o trade turístico seja uma forte vertente para o desenvolvimento econômico e diversificação. Nossos talentos itabiranos estarão presentes em todos os eventos”, diz o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.
Poderão participar do processo de credenciamento pessoas físicas e jurídicas, inclusive Microempreendedores Individuais (MEIs), habilitados a prestar serviços, conforme requisitos exigidos no edital. No caso de pessoa física, o candidato deverá ter nascido em Itabira ou comprovar residência fixa na cidade. Já para pessoas jurídicas, é necessário ter em seu corpo societário pessoas nascidas ou com residência fixa no município.
Inscrições para o 50º Festival de Inverno de Itabira
As inscrições para os artistas locais são feitas exclusivamente pelo e-mail: festivaldeinvernoita2024@
“A FCCDA informa que no Formulário Proposta e no Portfólio devem constar uma coleção dos melhores trabalhos do profissional inscrito. A atividade será avaliada, por isso, a apresentação, a disposição e o detalhamento do trabalho, além da organização de informações são de extrema importância e refletirá na pontuação atribuída aos critérios descritos no edital”, esclarece a entidade organizadora.
Produtores, artistas e grupos culturais deverão preencher o formulário e anexar a documentação digitalizada em formato PDF. O envio de materiais de comprovação, como fotos, músicas e vídeos, poderá ser compartilhado em arquivos. Todas as informações estão disponíveis no link.
Categorias
– Arte educação – oficinas, vivências literárias;
– Artes cênicas – oficinas, espetáculos palco e rua, espetáculos de grupos recém-formados;
– Artes visuais – exposição pequeno e médio porte, mostra audiovisual;
– Literatura – oficinas, vivências literárias, performance poética;
– Música – shows musicais, artista ou grupos de cultura urbana/periférica.