Itabira abre inscrições para artistas locais em seu 50º Festival de Inverno

Publicado em

 

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) abriu edital de credenciamento de propostas de arte e cultura para itabiranos interessados em participar do 50º Festival de Inverno de Itabira. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 19 de maio e são restritas a propostas de artistas nascidos ou que residem na cidade berço da mineração do ferro no Brasil.

De acordo com a FCCDA, o objetivo do edital é incluir na agenda do 50º Festival de Inverno de Itabira propostas artísticas em diversas categorias, para apresentação entre os dias 4 e 21 de julho, período em o evento será realizado. “Estamos buscando, realmente, desenvolver um festival memorável em comemoração aos 50 anos, com teatro para a família, shows de todos os gêneros e oficinas, utilizando a cidade como vitrine para o fortalecimento do turismo cultural. Acreditamos que o trade turístico seja uma forte vertente para o desenvolvimento econômico e diversificação. Nossos talentos itabiranos estarão presentes em todos os eventos”, diz o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

Poderão participar do processo de credenciamento pessoas físicas e jurídicas, inclusive Microempreendedores Individuais (MEIs), habilitados a prestar serviços, conforme requisitos exigidos no edital. No caso de pessoa física, o candidato deverá ter nascido em Itabira ou comprovar residência fixa na cidade. Já para pessoas jurídicas, é necessário ter em seu corpo societário pessoas nascidas ou com residência fixa no município.

Inscrições para o 50º Festival de Inverno de Itabira

As inscrições para os artistas locais são feitas exclusivamente pelo e-mail: festivaldeinvernoita2024@gmail.com, acompanhadas de toda a documentação descrita no Termo de Referência do Edital (Anexo I). As propostas serão recebidas até as 18h dia 19 de maio, sendo exclusivas para artistas itabiranos ou com residência fixa no município.

“A FCCDA informa que no Formulário Proposta e no Portfólio devem constar uma coleção dos melhores trabalhos do profissional inscrito. A atividade será avaliada, por isso, a apresentação, a disposição e o detalhamento do trabalho, além da organização de informações são de extrema importância e refletirá na pontuação atribuída aos critérios descritos no edital”, esclarece a entidade organizadora.

Produtores, artistas e grupos culturais deverão preencher o formulário e anexar a documentação digitalizada em formato PDF. O envio de materiais de comprovação, como fotos, músicas e vídeos, poderá ser compartilhado em arquivos. Todas as informações estão disponíveis no link.

Categorias

– Arte educação – oficinas, vivências literárias;

– Artes cênicas – oficinas, espetáculos palco e rua, espetáculos de grupos recém-formados;

– Artes visuais – exposição pequeno e médio porte, mostra audiovisual;

– Literatura – oficinas, vivências literárias, performance poética;

– Música – shows musicais, artista ou grupos de cultura urbana/periférica.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...