A seca que implica em um período que se aproxima de seis meses sem chuva vem obrigando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a emitir alertas de uso consciente da água para a população. Nesta segunda-feira (23), o órgão recomendou aos itabiranos priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal.
O Saae prevê risco de faltar água principalmente para os bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. O órgão informou que realiza manobras para amenizar o problema.
De acordo com a autarquia municipal, podem ter o abastecimento impactado os moradores dos bairros Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I, Clóvis Alvim II, Conêgo Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton I e II, Jardim das Oliveiras, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, Colina da Praia III, Santa Inês, São Bento, Valença, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa e Vila São Geraldo.
Também poder ser afetados o Centro e os bairros Major Lage de Baixo, Panorama, São Cristóvão, São Marcos, Barreiro, Distrito Industrial I e II, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Vista Alegre, Fazenda do Lago, Vale Verde, Jardim dos Ipês, Jardim Universitário, Jardim Flamboyant, Jardim Buritis, Jardim Belo Monte, condomínio Belleville, condomínio Morada da Brisa, Cohapi, segundo o órgão.
“De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”, esclarece o órgão.
Captação emergencial
O Saae tem recorrido a ações emergenciais para aliviar os impactos da crise hídricana cidade. Desde o último dia 7 de setembro, a autarquia realiza captação no Rio Tanque, em Senhora do Carmo. Diariamente, cerca de 25 viagens são realizadas do distrito de Senhora do Carmo até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos (foto). Somente na primeira semana de operação, cerca de 4 milhões de litros de água foram adicionados ao sistema de abastecimento.
No entanto, o órgão reconheceu que volume de água transportado ainda não é suficiente para atender plenamente à demanda: “O Saae está empregando todos os esforços possíveis para mitigar os efeitos dessa seca severa e garantir o abastecimento de água. É importante ressaltar que a atual situação não é um problema exclusivo de Itabira, mas sim uma questão de magnitude nacional, com diversas regiões enfrentando dificuldades semelhantes”.
O Saae ainda enumerou medidas de curto prazo que acrescentaram cerca de 6.079,4 m³/dia no abastecimento de Itabira, como o aumento do fornecimento de água importada da Vale (TAC 4); Captação de reforço na ETA Pureza pelo córrego Rio de Peixe; Captação de reforço na ETA Gatos pelo Rio Tanque; Reúso de água de lavagem de filtros na ETA Pureza, além do Reúso de água de lavagem de filtros na ETA Gatos e Captação de reforço na ETA Gatos pela galeria.
Atendimento ao cliente em Itabira
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.