Início Cultura & Entretenimento 4.º Flitabira: homenagem aos 100 anos da quilombola Dona Tita é destaque...

4.º Flitabira: homenagem aos 100 anos da quilombola Dona Tita é destaque na programação

Tendo como patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade e como homenageada a Dona Tita, quilombola centenária, o Flitabira vai reunir cerca de 50 convidados e convidadas em encontros de hora em hora. Foto: Divulgação Flitabira

 

O Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira – chega à sua quarta edição com o tema “Amor, Literatura e Ancestralidade”. O festival tem como Patrono o poeta Carlos Drummond de Andrade e, esse ano, escolheu como Personalidade Homenageada, Dona Tita, a centenária matriarca do Quilombo Santo Antônio, de Itabira.

Com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o Flitabira vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, com entrada gratuita, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Encontros do Flitabira

Com uma robusta programação voltada para encontros que vão reunir os mais potentes cérebros da literatura brasileira da atualidade, evento terá, de hora em hora, mais de 50 convidados. Destaque para nomes como: Calila das Mercês, Carlos Herculano Lopes, Conceição Evaristo, Débora Thomé, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro, Eugênio Bucci, Geni Núñez, Matheus Leitão, Míriam Leitão, Morgana Kretzmann, Natalia Timerman, Paloma Jorge Amado, Pedro Drummond, Pierre Ruprecht, Rubem Filho, Xico Sá, entre muitos outros. Os curadores são Bianca Santana, Sérgio Abranches, Tom Farias, Leo Cunha e Afonso Borges, presidente do Flitabira.

imagem site 1
Os curadores do Flitabira: Afonso Borges, Sérgio Abranches, Bianca Santana, Leo Cunha e Tom Farias. Fotos: Divulgação Flitabira

Dessa vez, o local escolhido para abrigar o Flitabira é Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e seu entorno. Lá, será edificado o coração do Festival: uma imensa livraria, com mais de 30 mil títulos. Além da “Rua da Economia Criativa”, onde artesãos e empreendedores locais de gastronomia poderão mostrar seus talentos e produtos, ao lado de um coreto para apresentações musicais.

Drummond, Portnari e Dona Tita

A celebração dos 122 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, no dia 31 de outubro, contará leituras exclusivas de poemas do autor feitas por cada convidado que integra a agenda do dia. Ao todo, 18 pessoas participarão da homenagem.

Grande amigo do poeta itabirano, Portinari também será tema de programação especial, dessa vez voltada para os pequeninos. A exposição “Portinari para Crianças”, com 42 reproduções de obras do pintor, que retratam as crianças como observadores do mundo no qual estão inseridos. A curadoria da exposição é de João Candido Portinari, neto do artirda e fundador e diretor-geral do Projeto Portinari; e Guilherme de Almeida, coordenador do Núcleo de Arte e Educação do mesmo projeto.

A exposição fica em cartaz na Praça Dr. Acrísio Alvarenga, de 12 de outubro a 30 de novembro. As obras, expostas a céu aberto, contam com recursos de audiodescrição e interpretação em Libras.

Maria Gregório Ventura, a Dona Tita, é a estrela de um documentário que retrata sua vida e o legado: “Tita: 100 anos de luta e fé”. O filme sobre a quilombola, que completa 100 anos de idade em 2024, mergulha em sua história, destacando a importância da sua contribuição para a preservação das tradições dos quilombos e sua luta contra o racismo estrutural.

O curta-metragem tem roteiro, direção e montagem assinados por Danilo Candombe; participação especial dos escritores Marco Antônio Lage e Tom Farias; da coordenadora geral da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, Silvana Veríssimo; da rainha conga de Minas Gerais e liderança no Centro Espírita São Sebastião, de Belo Horizonte, Isabel Casimira; e do mestre zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, também de Belo Horizonte, Ricardo de Moura.

Sustentabilidade, ESG, acessibilidade e autodescrição

Os fundamentos de sustentabilidade que norteiam os princípios do Ambiental, Social e Governança (ESG) são verdadeiras obsessões para a construção da logística do Flitabira. Nessa edição não poderia ser diferente. A preservação ambiental se dá por meio de convênio de compensação de carbono com o Instituto Terra, de Sebastião e Lélia Salgado.

A importante questão da acessibilidade é cumprida na autodescrição que os autores fazem antes do início das palestras. Os debates são apresentados por intérpretes de Libras nas redes sociais do Festival, que ficam disponíveis no canal do Youtube. Além disso, rampas de acessibilidade, descrição audiovisual em exposições, banheiros adaptados, placas indicativas, locais destinados para a colocação de cadeiras de rodas e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida estão no escopo do evento.

Há também a presença, em todos os espaços do Flitabira, de um profissional treinado e qualificado para atender e auxiliar pessoas com deficiências visíveis e invisíveis, cujos símbolos estarão espalhados pelo Festival para disseminar o conhecimento acerca de suas identificações.

As redes sociais do Festival (@flitabira) também são acessíveis, munindo-se de vídeos legendados e publicações com legendas alternativas.

Clique aqui e confira a programação completa!

Serviço

4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita

Sair da versão mobile