Itabira está na final do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão Municipal

Publicado em

 

A equipe técnica do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), divulgou os 12 finalistas da edição de 2024. Itabira está entre os finalistas, depois de vencer recentemente o prêmio Municípios Mineradores, promovido pelo Ibram (saiba mais). A cidade venceu na mesma categoria reconhecida pelo prêmio da AMM: Gestão.

Ao todo, 243 projetos foram enviados pelas prefeituras de Minas Gerais. Foram selecionados três projetos de cada um dos quatro eixos contemplados neste ano: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. As visitas “in loco” para avaliação dos finalistas começam no dia 8 de abril e vão até 10 de maio.

De acordo com a AMM, os vencedores serão anunciados durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 4 e 5 de junho, em Belo Horizonte.

Itabira foi indicada no Eixo Assistência Social por conta da execução dos programas Facilita e Facilita Trabalho, inciativas voltadas para o combate à pobreza e a geração de renda no município.

Outra cidade do Médio Piracicaba indicada foi Rio Piracicaba, por meio do programa Fundo Esporte.

O Prêmio da AMM

Promovida desde 2010, a premiação da AMM visa mostrar que “é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos”.

O coordenador das áreas técnicas da entidade, Guilherme Levy, explica que a responsabilidade pela atribuição do Prêmio recai sobre a Comissão Avaliativa, composta por membros representantes da AMM e órgãos do Governo Estadual, além de instituições acadêmicas ou parceiras. Todos os integrantes são profissionais experientes na área de gestão pública municipal.

“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, incumbidos de analisar minuciosamente o processo de implantação e operação da prática de gestão submetida pela prefeitura ao prêmio. Essa análise é realizada com base nas informações fornecidas no projeto da Prática de Gestão, exigindo-se um olhar crítico e aprofundado”, destaca o gestor.

“Ser reconhecido por meio do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal significa se destacar, evidenciando e incentivando a melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão, visando valorizar esses projetos e ideias”, diz o presidente da AMM, o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Os municípios premiados em 1º lugar, além de receber um troféu, poderão fazer, gratuitamente, dois cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM), para dois servidores do município, além de ter sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Noticias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.

VEJA OS FINALISTAS

EIXO ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Diamantina – Projeto Caravana Cadastro Único: Conhecer para Incluir
  • Divinópolis – Construindo Pontes e Edificando Vidas, um novo modelo de Serviço de Acolhimento em República
  • Itabira – Implantação dos programas “Facilita” e “Facilita Trabalho”, por meio da Política Pública Municipal de Combate à Pobreza e Geração de Renda

EIXO CULTURA

  • Guimarânia – Acolher, Partilhar, Conhecer e Reconhecer: Inclusão e Cultura como prática da Gestão Municipal
  • Patrocínio – Programa Arte Viva
  • São Sebastião da Bela Vista – Festival da Luz

EIXO ESPORTE

  • Extrema – Esporte para Todos
  • Itaúna – Incentiva Itaúna
  • Rio Piracicaba – Frutos Do Esporte

EIXO SAÚDE

  • Montes Claros – Diretoria de Qualidade da Saúde: Experiência inovadora do município de Montes Claros
  • São Gotardo – Medida Certa: Grupo de Acompanhamento Nutricional
  • Corinto – Atendimento à Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista e sua família na Atenção Básica juntamente com a equipe Emulti do município de Corinto

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...