Itabira inicia implantação de câmeras de monitoramento 24h em locais públicos

Publicado em

 

Por meio do Programa Itabira Segura e Conectada, Itabira passará a contar com câmeras de monitoramento 24h em locais públicos estratégicos. O programa, lançado na noite da última quarta-feira (3), inclui um moderno centro de monitoramento que funcionará 24 horas por dia na cidade.

De acordo com a Prefeitura, 134 câmeras estão sendo instaladas por todos os bairros de Itabira e distritos na primeira fase do programa. Outra novidade é a instalação d 50 pontos de acesso gratuito à internet wi-fi em praças, paradas de ônibus e outras áreas de integração social, além de dez totens de emergência com acionamento por botão.

Os Centro de Inteligência e Tecnologia vão monitorar as imagens em tempo, fornecendo as imagens simultaneamente também para as forças de segurança que deram suporte à instalação.

Itabira inteligente

Conforme divulgado pela Prefeitura, o Itabira Segura e Conectada nasce a partir do conceito de cidades inteligentes. O programa utiliza tecnologia semelhante às adotadas em outros municípios brasileiros, especialmente em Aparecida de Goiânia, considerada referência nesse tipo de tecnologia no país. A cidade goiana foi visitada pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e pelo secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, em outubro de 2022.

“Era uma das cidades mais violentas do estado e que reduziu significativamente os índices de criminalidade. E ali a gente viu algo que poderia ser reproduzido em Itabira. Hoje, depois de muito trabalho, a gente pode celebrar o início deste programa construído a várias mãos”, explica o secretário e coordenador da implantação do programa em Itabira, Gabriel Quintão.

“O combate à criminalidade se faz com ações de prevenção e de repressão. E hoje não há que se pensar nessas atuações sem um sistema tecnológico de monitoramento. O programa vem também para integrar as forças de segurança e isso é um acréscimo fundamental para Itabira”, afirmou o delegado. “Para quem está 24 horas nas ruas, combatendo a criminalidade, este é um auxílio importantíssimo. A cidade só tem a ganhar”, completou o major Rodrigo Ferreira, subcomandante do 26º Batalhão da PM.

Ainda segundo a Prefeitura, o programa também atua como uma importante ferramenta de proteção de dados, suportado por um novo sistema de servidor que acompanha a tecnologia instalada na cidade. O sistema tem a capacidade de leitura de placas veiculares das câmeras que estarão em pontos estratégicos, como nas entradas e saídas do município. Ao final do programa, deverão ser mais de 300 câmeras espalhadas pelo município, incluindo órgãos públicos.

Sem Titulo 19 1
Prefeito Marco Antônio Lage discursa durante evento de lançamento do Itabira Segura e Conectada

Sensação de segurança

O prefeito Marco Antônio Lage destacou outras ações executadas pela atual gestão da Prefeitura de Itabira para apoiar às forças de segurança e o empenho do município em contribuir com a queda dos índices de criminalidade e maior sensação de segurança à população.

“Estudamos as melhores tecnologias, buscamos os melhores equipamentos e as pessoas que mais entendem do assunto. Desde o início, já aumentamos os repasses para as polícias, contribuímos, por exemplo, com a digitalização da rede de rádio da PM. Agora, é mais um passo, um grande passo, que é entregar para Itabira o que há de mais moderno em vigilância e monitoramento”, diz o prefeito.

“É bom para o cidadão que se sente mais seguro; para o empresário que terá a proteção da sua loja ou de qualquer outro negócio; para a polícia, na hora de investigar ou de dar a resposta; e para a cidade como um todo, que será um ambiente mais atrativo para qualquer investidor”, finaliza.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...