A noite de segunda-feira (13) a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo contou com a inauguração da Unidade Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), dando inicio a primeira aula do curso técnico em Química.
O campus, que antes abrigava a Prefeitura, na região central, foi adaptado para receber salas de aula, laboratórios e espaços compartilhados. O projeto ainda inclui uma incubadora de empresas e um ambiente de coworking, integrando a iniciativa do Parque Tecnológico Distribuído do IFMG.
Campus amplia oportunidades com curso técnico e estrutura inovadora
O curso técnico em Química, que dá início às atividades no local, disponibilizou 40 vagas, preenchidas por meio de sorteio, com prioridade para moradores da cidade. A aula inaugural representou o primeiro contato dos estudantes com a estrutura e a proposta de ensino da instituição.
Durante a solenidade, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o “Nozinho” (PDT), destacou o impacto da chegada do IFMG para o município. “Isso aqui é a realização de um sonho para São Gonçalo. Estamos trazendo oportunidade, conhecimento e futuro para os nossos jovens”, afirmou.
IFMG projeta expansão com graduação e até mestrado na região
A implantação da unidade também é vista como um passo estratégico para o crescimento educacional e econômico da cidade. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão, a expectativa é de ampliação das atividades nos próximos anos.
“A gente está dando o primeiro passo. Com a aprovação futura do campus, poderemos ter cursos de graduação e até mestrado aqui em São Gonçalo, o que muda completamente a realidade da cidade e da região”, explicou.
A chegada do IFMG reforça a aposta em educação técnica e inovação como motores de desenvolvimento local, criando novas perspectivas para estudantes e impulsionando o ambiente de negócios na região.


