Em sua 3ª edição, Festival Fartura Dona Lucinha movimenta o Serro durante o fim de semana

Publicado em

 

O Festival Fartura Dona Lucinha promove sua terceira edição no Serro neste fim de semana, 8 e 9 de junho. Focado nas tradições da culinária mineira, o evento celebra o ingrediente que carrega o nome da cidade para todo o país e até para fora do Brasil: o Queijo do Serro.

A iguaria recebeu, recentemente, o Selo de Indicação Geográfica, um avanço para a preservação deste patrimônio. Seguindo a tradição, o evento tem acesso gratuito e programação gastronômica regada a muita música.

Em homenagem à Dona Lucinha, natural de Serro e uma das grandes cozinheiras e empreendedoras mineiras, o evento teve sua primeira edição em 2022 no município, localizado em área de influência da mineração.

A edição atual tem como madrinha a chef de Juiz de Fora Mônica Rangel. Ela comanda o restaurante Gosto com Gosto desde 1994, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. A chef é reconhecida pelo respeito à terra, por perpetuar técnicas ancestrais e práticas sustentáveis.

A curadora do festival, Carolina Daher, enaltece as escolhas da atual edição. “Com esse tema, nada mais coerente do que trazer, como madrinha, alguém que se dedica a preservar as tradições mineiras há mais de 30 anos, sem deixar de olhar para frente, e um grande especialista para contar a história e mostrar a preciosidade do Queijo do Serro, o primeiro a ser reconhecido como um Queijo Minas Artesanal”, diz.

“Mesmo sendo feito com a mesma técnica, com os mesmos ingredientes, ele se comporta diferente em cada propriedade. O pingo é muito importante nesse processo, ele carrega o DNA de cada fazenda”, complementa a curadora.

Outro nome confirmado é o especialista em queijos Eduardo Girão. Ele vai compartilhar seus conhecimentos sobre o produto. Girão integra a programação do Espaço do Conhecimento, promovendo uma aula teórica e uma degustação comentada. O especialista explora as singularidades do ingrediente, com modo de fazer preservado desde o período colonial.

DNA de Dona Lucinha

Seguindo com o objetivo de celebrar o ícone da região, Dona Lucinha, o festival conta com Márcia e Elzinha Nunes, filhas da cozinheira, representando as tradições da família. Além disso, estão confirmados outros chefs locais importantes, como Jéssica Santos, Dona Mariinha e Marcelo Aparecido, além de Igor Anaxágoras, Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, de Belo Horizonte (MG).

Os apaixonados por queijo poderão aproveitar pratos que exploram as diferentes potencialidades do ingrediente. Do doce ao salgado, chefs trazem versões autênticas de pratos como Romeu e Julieta, tropeiro, pastel de angu e pão com linguiça.

PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA

No Espaço Restaurantes, chefs da região servem pratos especiais ao longo do dia, apresentando as delícias da culinária local. São eles:

  • Márcia Nunes, natural de Serro (MG), filha mais velha de Dona Lucinda, há mais de 25 anos à frente do icônico restaurante da família;
  • Cristiano Seabra, do Sr. Pork Embutidos e Defumados, de Conceição do Mato Dentro (MG);
  • Jéssica Santos, do restaurante Sabor de Casa, dona do prato favorito do público na última edição;
  • Dona Mariinha, à comando do estabelecimento Dona Mariinha e Seu Pedro (Serro, MG);

Para quem gosta de acompanhar as receitas em tempo real, as Cozinhas ao Vivo terão uma programação especial com chefs preparando seus pratos na hora. Já confirmados estão:

  • Igor Anaxágoras, do restaurante El Mai de Belo Horizonte (MG)
  • Elzinha Nunes, filha de Dona Lucinha, que continua a perpetuar receitas tradicionais da família
  • Marcelo Aparecido, do famosa hamburgueria Chapas Burger, de Serro (MG)
  • Carol Fadel e Maria Clara Magalhães, do Matula Cozinha, que apresentam um prato em conjunto e outro individualmente

No Espaço do Conhecimento, os chefs e o especialista Eduardo Girão exploram os diferenciais do Queijo do Serro, apresentando a versatilidade do ingrediente:

  • Monica Rangel, madrinha da edição, prepara um tropeiro vegetariano com Queijo do Serro grelhado;
  • Elzinha Nunes traz rocambole de tropeiro com Queijo do Serro;
  • Eduardo Girão, apresenta aula teórica e degustação comentada sobre o produto;
  • Igor Anaxágoras realiza três versões da clássica sobremesa Romeu e Julieta.

O Queijo do Serro também é destaque na Mercearia Fartura, feira de produtores com produtos da região. Além da diversidade de opções do produto, será possível encontrar quitandas, sucos, tábuas, facas e artefatos em madeira. A programação artística complementa o Festival, com música e artes cênicas a serem divulgadas em breve.

Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. As Expedições Fartura já visitaram todo o território nacional em mais de 100 mil km rodados em busca de histórias e receitas, que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdo para a web. Essa pesquisa baseia também a curadoria dos eventos, que já aconteceram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de Festivais Fartura em mais de 10 cidades, desde 2014.

FESTIVAL FARTURA DONA LUCINHA – SERRO

Data: 8 e 9 de junho de 2024

Local: Praça João Pinheiro – Serro (MG)

Mais informações: https://www.farturabrasil.com.br/

Instagram.com/farturabrasil/

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...